O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Autor
  • Débora Lima
  • Co-autores
  • Patrícia Lorraine
  • Resumo
  • O USO DA INTERNET: Como ferramenta de aprendizagem no Ensino Fundamental I 

     

    INTRODUÇÃO: Atualmente é comum encontrar crianças usando smartphones, computadores e tablets com muita facilidade, mas porque essas crianças não usam a internet como benefício de ensino- aprendizagem? Como os professores pode mudar essa situação? OBJETIVOS: Compreender o que é a internet; Mostrar a internet como ferramenta facilitadora na aprendizagem do aluno; Apresentar diferentes ferramentas de aprendizagem que o professor pode utilizar para o desenvolvimento da criança. RESULTADOS: Vivemos hoje em uma sociedade totalmente globalizada, onde ninguém consegue ficar um minuto sem a internet. Mas quando perguntamos o que é a internet, apesar de todos terem acesso a ela, não sabem conceituá-la. Em poucas palavras, a internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, no qual as pessoas se comunicam e se conectam um com os outros, proporcionando diversão, interação, motivação e aprendizagem. Onde atualmente, os professores só ensinam de forma tradicional, trazendo para as crianças inquietação, estresse, desinteresse e monotonia. Dessa maneira, todo esse processo de aprendizagem pode ser feito junto com os alunos, de uma forma mais dinâmica e investigadora, incentivando-os a adquirirem conhecimentos e mostrando para as crianças que elas não são apenas usuários de uma rede de computadores, mas podem ser geradores de conteúdo. Então, é papel do professor, apresentar para os alunos as diferentes ferramentas tecnológicas, para uma aprendizagem maior, sendo elas: E-mail, Chats, Teleconferência, YouTube, Sites Educacionais, Google sala de aula, fóruns, Jogos Educacionais entre outros. METODOLOGIA: O estudo está fundamentado em uma pesquisa bibliográfica que segundo o dicionário é “uma disciplina que tem por objeto agrupar textos impressos segundo critérios sistemáticos diversos (cronológico, autoral, temático, histórico etc.), visando facilitar o acesso a eles.” Com cunho qualitativo “é definida como um tipo de investigação voltada para os aspectos qualitativos de uma determinada questão. Considera a parte subjetiva do problema. CONCLUSÃO: Na atualidade, os alunos fazem parte de uma geração globalizada, onde tudo é tecnológico e atualizado, diferentemente dos professores, que estão acomodados e estagnados tecnologicamente. Os professores precisam se qualificar para ensinar seus alunos de uma forma mais atrativa, proporcionando uma interação entre professor-aluno, aluno-aluno e aluno-professor, com os diferentes meios de tecnologia. Conclui-se que para que os alunos venham aprender com eficácia, o professor, aluno e a internet devem trabalhar juntos, para que um ensino-aprendizagem com sucesso. 

  • Palavras-chave
  • Tecnologia. Educação. Professores.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas na educação básica
Voltar Download

Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Comissão organizadora 

Corpo editorial da revista:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

Endereço postal

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

Expediente

Comissão organizadora 

Corpo editorial da revista:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br