A CHARGE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor
  • Ana Luiza Câmara Lima
  • Co-autores
  • Alícia Ayala Sumaia , Thaynara Alves Lima
  • Resumo
  •  

     A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por fina ironia. A charge constitui um gênero textual interessante, que combina a linguagem verbal e a não verbal. Com o estudo objetivou-se destacar a charge como gênero textual atrativo, de recurso visual claro e linguagem verbal e não verbal. Segundo Cavalcanti (2008), a charge consiste em um gênero textual de caráter humorístico, que tem por finalidade comunicativa realizar uma crítica. Conforme Chiappini (1997) a multimodalidade existente nas Charges possibilita e estimula os educandos à prática da leitura, uma vez que o contato com esse gênero textual, leve e agradável, possibilita uma intimidade com o ato de ler. O trabalho buscou analisar os benefícios da utilização do gênero textual charge, voltado para o ensino da disciplina de língua Portuguesa e verificar de que forma os professores utilizam a charge para obter resultados positivos. Como metodologia optou-se pela pesquisa bibliográficas fundamentada na obra de Cavalcante (2008), Chiappini (1997) e outros. O aluno, ao lidar com esse tipo de leitura, é estimulado a buscar o sentido do texto, onde consegue de forma lúdica, através da relação entre imagem e palavra, atingir o entendimento de forma plena e prazerosa, desenvolvendo assim, educandos com capacidades mais críticas e conectados à sua realidade social. Conclui-se que o gênero textual charge é importante para um ensino eficiente dentro da disciplina de Língua Portuguesa, demonstrando o seu potencial educativo, salientando que mesmo em linguagens onde a ironia, o humor, a criatividade e a sátira estão presentes é possível trabalhar a crítica, despertar consciência, e tornar a leitura e interpretação textual mais atraente. Evidenciar que elementos encontrados no cotidiano são capazes de participar com consistência da aprendizagem e formar pessoas com maior vínculo com a realidade social.

  • Palavras-chave
  • Charge, ensino-aprendizagem, língua portuguesa.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas na educação básica
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

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Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
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Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
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Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

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CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

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Diretora do câmpus Goianésia
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RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

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Endereço postal

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Contato Principal

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Universidade Estadual de Goiás
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