Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo da inclusão, os avanços e desafios encontrados nas escolas de ensino regular. Este estudo tem como finalidade compreender e acolher os alunos com deficiências, garantindo lhes condições de aprendizagens, desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades. Tendo como objeto de pesquisa a inclusão como um agente transformador capaz de romper barreiras do tradicionalismo no âmbito pedagógico e das novas formas de ensinar. Analisando seu contexto histórico, os avanços, as leis, bem como os desafios a serem superados pelas pessoas com deficiência nos dias atuais. Investigando se os professores e as escolas de ensino regular estão preparados para receber esses alunos. Nas últimas décadas do século XXI, o direito de todos à educação foi debatido de forma mais intensa, sendo enfatizados e garantidos pela Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96, Lei nº 10.172 de 2001, que aprova o (PNE), Plano Nacional de Educação destinado à Educação Especial, que defende o direito de todos. Com o intuito de proporcionar o pleno alcance dos alunos à educação inclusiva, sua permanência e continuidade na escola de ensino regular. Garantindo-lhes uma escola que na prática, seja estruturada de modo a atender e contemplar as necessidades e condições igualitárias de aprendizagens respeitando suas limitações. A pesquisa desenvolvida é de caráter bibliográfico diz respeito às diferenças; evidenciando que a inclusão é um processo que apesar dos avanços, levará tempo para que seja concretizada. Uma vez que as leis e o currículo que os protegem carecem de mudanças e efetivações, não apenas teóricas, sobretudo das práticas. Investir na formação inicial e continuada dos professores para lidar com a nova realidade. Buscar novas estratégias que ofereçam condições de aprendizagens que contribuam com o desenvolvimento integral dos indivíduos com ou sem deficiência. A pesquisa está fundamentada nas obras de: Carmo (1991); Correia (1997); Mantoan (2003); Pessoti (1984); Staimback e Staimback (1999); Mazzota (2006); e documentos como: Constituição Brasileira de 1988; LDB (1996); dentre outros. Os quais possibilitam compreender o processo de inclusão com novas perspectivas no ambiente escolar, repensando as práticas pedagógicas, as adequações e conscientização, que no contexto atual tem deixado a desejar. A educação inclusiva é pautada na diversidade, voltada para igualdade de direitos e oportunidades. Sem preconceitos, discriminação, resistência de profissionais, familiares e as contradições do paradigma ensino, construindo uma sociedade inclusiva.
Palavras-Chave. Inclusão Escolar. Ensino regular. Professor.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
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Diretora do câmpus Goianésia
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Telefone: +55 62 3353 4277
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Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
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