A história da adoção no Brasil

  • Autor
  • Cíntia Cristina Gonçalves Cipriano
  • Co-autores
  • Aline Bernardina da Silva
  • Resumo
  • No Brasil, em meados do século XX, a adoção não possuía uma regulamentação judiciaria. Sua execução era dada apenas a casais que não tinham filhos biológicos, através da entrega de uma criança que era deixada na Roda dos Expostos. Nas rodas podiam ser deixadas crianças de até sete anos a roda era girada, e conduzia a criança para dentro da instituição sem que sua origem fosse revelada. Essa pratica ocasionava um quadro de instabilidade tanto ao casal quanto na criança, pois nenhuma garantia sobre a adoção era assegurado. As crianças, não podiam receber herança de seus pais, a não ser que a família apelasse ao judiciário e, em audiência, o juiz efetivasse o interesse de ambos na adoção.

    Apenas entre século XIX e começo do século XX é que começam a serem apresentadas políticas públicas voltadas à proteção das crianças. Ao partirem para um ponto legal as autoras Maux e Dutra (2010) fazem menções de algumas leis que amparam tanto a criança adotada quando os pais adotivos. Citando a lei de 12.010/09, que coloca como prioridade a garantia, às crianças e adolescentes, de seus direitos entre eles a convivência familiar. A lei 4.655 da vez para que além de pessoas casadas, as viúvas, desquitados também tem o direito de adotar.

    De acordo com Maux e Dutra (2010) o processo de adoção traz consigo uma herança negativa, que contribuem para os problemas, e questões enfrentadas pelas famílias. Antigamente as pessoas por si próprias usavam de seus meios para efetivar uma “adoção” que poderia ser entendida como ilegal. Segundo as autoras 66,1% das pessoas recorria diretamente a maternidades ou abrigos, sendo que muitas não possuem conhecimento de como se dá um processo de adoção legal.      

    Para Maux e Dutra (2010) a falta de esclarecimentos em relação à adoção e um dos aspectos que cooperam para a existência de preconceitos quando se tratam deste tema. As famílias ainda hoje se preocupam com a herança genética que possa ser trazida por esta criança, o fator genético pode na visão destas famílias fazer com que a criança repita os mesmos comportamentos dos pais biológicos...    

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Adoção, direito e família
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisas em História
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

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Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


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RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
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  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

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