Crisciele Dias Cesar[1]
Eloeny Araújo Gama[2]
Naiara Ribeiro da Silva Melo[3]
Nair R. de Freitas Barros[4]
O trabalho tem como objetivo demonstrar a evolução da Educação Básica no município de Goianésia-Go. Autores como Oliveira (2005), Dourado (2007), Aranha (2006), dentre outros, discutem a educação e seu processo de evolução nos últimos anos. Em 2007 criou-se o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica) com o intuito de reunir em um só indicador os resultados de dois conceitos, igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Verifica o desenvolvimento educacional nos estados e municípios sendo calculado a partir dos dados de aprovação, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).É de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É um sistema composto por três avaliações externas que são aplicadas em larga escala. A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino.Goianésia está entre as vinte melhores cidades do Brasil no IDEB com a nota 7.1, superando a expectativa para o ano de 2021 que o MEC estabeleceu para as escolas de ensino básico que era 6.0. Nesse sentido, avança ganhando notoriedade a nível nacional com a Escola Municipal Monte Moriá, com IDEB 8,6, acima do esperado pelo MEC. O histórico do município mostra que o progresso educacional vem sendo implantado há décadas. Esse reconhecimento deve-se muito à formação inicial e continuada recebida pelos professores do município. Este trabalho foi fundamentado em pesquisas já existentes na Secretaria de Educação do município de Goianésia, no site do INEP/IBGE. Os estudos apontam que com as mudanças na mediação pedagógica por meio da inserção de novos materiais e novas técnicas no âmbito da ação/prática pedagógica, as metas são atingidas gradativamente.
Palavras-chave: Educação Básica. IDEB. Desenvolvimento.
[1] Acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás Discente da. UEG.
E-mail: criscieleneves@hotmail.com.
[2] Acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás Discente da. UEG.
E-mail: criscieleneves@hotmail.com
[3] Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás Discente da. UEG.
E-mail: ny84200177@gmail.com;
[4] Docente orientadora do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás. Docente da UEG. E-mail: freitasbarrosnair@gmail.com
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
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Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
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