Educação Básica de Goianésia na ultima década

  • Autor
  • Eloeny Araújo Gama
  • Co-autores
  • Crisciele Cesar Dias , Naiara Ribeiro da Silva Melo
  • Resumo
  •  

     
     
     

    EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA

    NA ÚLTIMA DÉCADA

     

    Crisciele Dias Cesar[1]

    Eloeny Araújo Gama[2]

    Naiara Ribeiro da Silva Melo[3]

     Nair R. de Freitas Barros[4]

     

    O trabalho tem como objetivo demonstrar a evolução da Educação Básica no município de Goianésia-Go. Autores como Oliveira (2005), Dourado (2007), Aranha (2006), dentre outros, discutem a educação e seu processo de evolução nos últimos anos. Em 2007 criou-se o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica) com o intuito de reunir em um só indicador os resultados de dois conceitos, igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Verifica o desenvolvimento educacional nos estados e municípios sendo calculado a partir dos dados de aprovação, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).É de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É um sistema composto por três avaliações externas que são aplicadas em larga escala. A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino.Goianésia está entre as vinte melhores cidades do Brasil no IDEB com a nota 7.1, superando a expectativa para o ano de 2021 que o MEC estabeleceu para as escolas de ensino básico que era 6.0. Nesse sentido, avança ganhando notoriedade a nível nacional com a Escola Municipal Monte Moriá, com IDEB 8,6, acima do esperado pelo MEC. O histórico do município mostra que o progresso educacional vem sendo implantado há décadas. Esse reconhecimento deve-se muito à formação inicial e continuada recebida pelos professores do município. Este trabalho foi fundamentado em pesquisas já existentes na Secretaria de Educação do município de Goianésia, no site do INEP/IBGE. Os estudos apontam que com as mudanças na mediação pedagógica por meio da inserção de novos materiais e novas técnicas no âmbito da ação/prática pedagógica, as metas são atingidas gradativamente.

    Palavras-chave: Educação Básica. IDEB. Desenvolvimento.

     


    [1] Acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás Discente da. UEG.

    E-mail: criscieleneves@hotmail.com.

    [2] Acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás Discente da. UEG.

    E-mail: criscieleneves@hotmail.com

    [3] Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás Discente da. UEG.

    E-mail: ny84200177@gmail.com;

    [4] Docente orientadora do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás. Docente da UEG. E-mail: freitasbarrosnair@gmail.com

  • Palavras-chave
  • : Educação Básica. IDEB. Desenvolvimento
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas na educação básica
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

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Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
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Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
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Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


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RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

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Endereço postal

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Universidade Estadual de Goiás
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