A luta dos negros pela educação no Brasil confunde-se com a História da busca deste povo pela cidadania. Este artigo tem como objetivo descrever o trajeto da inclusão dos negros e dos afrodescendentes na educação, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica que abrange o período colonial ao presente. Desde sua chegada em terras brasileiras os negros têm lutado pelo seu reconhecimento como cidadãos. Para falar da inclusão dos negros à educação, é necessário conhecer sua luta pela liberdade; processo longo, cheio de conflitos. Os quilombos e fugas foram exemplos de insatisfação com o regime escravocrata durante o Brasil Colonial e Imperial. Os negros tinham consciência que somente a alforria não lhes daria direito à cidadania; era necessário: a educação. Na Constituição de 1824 leis foram criadas para garantir educação dos negros. Em 1831, quando intensificaram exigências internacionais para o fim do tráfico negreiro, o Brasil possuía leis que acabavam com o tráfico e trabalho escravo no Brasil, mas elas, não saíam do papel. Essas leis davam garantia de educação aos negros livres, poderiam frequentar escolas públicas. Em 1837, um decreto instituiu uma reforma na instrução primaria, contrariando a Constituição de 1824, passando-se a proibir qualquer pessoa que sofresse alguma doença contagiosa, os escravos e pretos africanos, ainda que livres, terem acesso à escola. Com a Lei Áurea (1888) veio a liberdade, mas não a integração à sociedade e educação. Iniciou-se uma nova etapa de luta pelo direito à cidadania e à educação. Perceberam que serem ouvidos não seria fácil, daí surge uma forma política de exigências de inclusão dos estudos da História e da cultura negra no Brasil. A partir do ano de 1945, associações reivindicavam que melhores condições aos negros fossem contempladas na Carta de 1946, porém não foram ouvidos, mas, continuaram a luta, a qual começou dar resultados com a Lei de Diretrizes e Base de 1961, que proibia qualquer tratamento desigual. Com a Constituição Federal de 1988, outras conquistas foram alcançadas: reconheceu-se educação de jovens e adultos, o racismo foi classificado como crime e reconheceu-se a diversidade da população brasileira. A Lei 10639/2003 inseriu o ensino de História e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. Com a implantação das políticas públicas passou-se a dar oportunidade para a formação de uma sociedade mais justa. As conquistas são tímidas dentro das academias, havendo necessidade de mais estudos e pesquisas sobre o assunto, ansiando um futuro melhor.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
Corpo editorial/Comitê científico:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
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Contato Principal
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