A FORMAÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E OS PROCESSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES

  • Autor
  • Sebastiana Perpétua Rezende Silva
  • Co-autores
  • Andreia Aparecida Ribeiro Mendes
  • Resumo
  •  

    TÍTULO: A FORMAÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E OS PROCESSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES.

    PALAVRAS-CHAVE: Educação, Surdos, Leis.

    RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo delinear um histórico de acesso de alunos com deficiência auditivas no ambiente escolar e as metodologias usadas pelos professores para garantir a aprendizagem dos mesmos de forma significativa educação é um direito de todos e parte como dever do Estado assegurar que a mesma tenha oferta em demanda livre, dentro de um status de igualdade, liberdade e direito. Sendo, portanto, assegurada por lei, a toda a população desde a Constituição Federal 1988, LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), Declaração de Salamanca, dentre outros documentos que resguardam e garantem esse acesso. Não somente ao ambiente escolar como também ao laser, trabalho, saúde e demais direitos básicos que se fazem necessários para uma vida digna. A problemática da pesquisa é o fato de que quando falamos em educação, principalmente Educação Especial, podemos perceber dentro de análises e estudos que por muito tempo, os deficientes foram vistos como incapazes e excluídos da sociedade. Intitulados incapazes de realizar toda e qualquer atividade que uma pessoa designada como “normal” conseguiria. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória por meio de levantamento bibliográfico que traz contribuições de alguns autores como SALLES 2004, MANTOAN 2005, MAZZOTA 2005, entre outros. Foi possível perceber que apesar de todas as normativas que asseguram esse acesso e permanência a educação uma figura chave processo é o professor que deve manter se atualizado no que diz respeito a formação profissional para atendimento desse público, pois a concretização da aprendizagem, a assimilação e o desenvolvimentos do mesmo depende em sua maioria do envolvimento e preparação do professor. Pois não somente políticas públicas, mas o comprometimento desse profissional para efetivação das mesmas é algo de extremo valor. O acesso à educação pelo aluno surdo e o reconhecimento de suas habilidades e capacidades foram muito importantes para que houvesse uma aceitação dos mesmos enquanto agentes ativos em sociedade em construção.    

  • Palavras-chave
  • Educação, Surdos, Leis.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Comissão organizadora 

Corpo editorial da revista:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

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Diretora do câmpus Goianésia
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Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

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Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

Endereço postal

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
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Contato Principal

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Universidade Estadual de Goiás
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E-mail: buenograca@bol.com.br

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