Educação Ambiental: Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I
Ana Paula Vaques[1]
Mirian Ribeiro dos Santos[2]
Yara Pereira Borges[3]
Este estudo tem como objetivo demonstrar à importância de trabalhar a conscientização da importância da preservação ambiental nas séries iniciais, com intuito de formar indivíduos preocupados com o meio ambiente, buscando conservar e preservar os recursos naturais sustentáveis decorrentes dos aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos, além de buscar pelo apreço das crianças relacionado à natureza e aos bens que nela podemos encontrar para serem utilizados a nosso favor de forma consciente. A seleção por este estudo é a combinação de diferentes metodologias de pesquisa, com abordagem qualitativa e por meio de pesquisa de campo realizadas nas séries iniciais do ensino fundamental I, observando como está a questão do meio ambiente, a importância de falar sobre essa questão, pois a educação tem o poder de mudar essa realidade, e assim apresentaremos os problemas atuais, e os danos que a natureza tem enfrentado, e o quanto isso pode nos afetar, também iremos explicar a respeito do afeto que é preciso ter pela natureza, pois ela nos trás inúmeros bens, por isso desde cedo é preciso aprender retribuir. Essas pesquisas serão realizadas na cidade de Goianésia-Go. Também será fundamentada através dos autores como: Barbiere (2016); Dias (1994) que defendem a luta na qual as crianças devem ter uma educação ambiental, para tornarem adultos conscientes. Também na Lei 9.795/99 e a efetividade da sustentabilidade ambiental na qual estabelece o dever de ensinar, e incentivar a criança a ter respeito, e amor pelo meio ambiente, e usa-los de forma correta, para não ocorrer possíveis futuros danos a mesma. Assim a educação ambiental deverá ter uma proximidade maior no cotidiano dos alunos, pois é importante a conscientização da preservação do meio ambiente, é isto deve se iniciar cedo, já que para as crianças entenderem a importância da natureza possui maior facilidade, é quando esse estímulo tem início logo, elas vão crescer com uma ideia bem formada de que vivemos nele e é necessário que todos os seus recursos naturais estejam sempre puros.
Palavras-chave: Conscientização. Natureza. Sustentabilidade.
[1] Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás Câmpus – Goianésia, E-mail: vasquesferreiraanapaula@gmail.com.
[2] Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás Câmpus – Goianésia, E-mail: mirianribeiro98967@gmail.com.
[3] Docente Universidade Estadual de Goiás Câmpus – Goianésia, E-mail: yaraborges.adv@gmail.com.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
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