Histórico do processo educacional de inclusão: Cidadania e Direitos no Estado de Goiás

  • Autor
  • Andreia Aparecida Ribeiro Mendes
  • Co-autores
  • Isabela Cristina Magalhães Costa
  • Resumo
  • O presente trabalho busca mostrar evoluções e problemas enfrentados desde a antiguidade à atualidade sobre o processo de inclusão, ressaltando o surgimento e a trajetória dos direitos humanos na construção de um sistema social e educacional que assegura de forma ampla o direito de todos terem acesso à educação sem nenhuma exceção seja ela física, psicológica ou motora como assegura desde a primeira LDB 4024/61 em seus artigos 88 e 89. Sendo assim, busca analisar os antecedentes de uma sociedade que há séculos excluíam toda e que qualquer forma de deficiência. É oportuno enfatizar que a conquista da liberdade vista como o reconhecimento de suas capacidades, acesso ao conhecimento, ao trabalho ao desenvolvimento enquanto sujeito ativo norteou o alargamento de um espaço, que havia sido amparado em uma imagem idealizada e mantida em um ambiente de coerção, demonstrando as leis normativas e vigentes que realmente se consolidaram para que todos os deficientes tenham acesso a uma educação inclusiva, trazendo de fato a origem e consolidação dos direitos e leis sobre a história do processo educacional. Analisou se a trajetória da educação inclusiva no Estado de Goiás, levando em consideração pressupostos práticos e teóricos, além das políticas públicas que visam assegurar esse direito. Tendo como problemática entender a partir de que momento essas pessoas com necessidades especiais passaram a ocupar um espaço na sociedade de maneira a conquistar direitos e deveres assim com os demais cidadãos, sendo que por muito tempo foram vistas como incapazes e até mesmo abandonadas, como se não fossem parte da sociedade em que viviam. Foram realizadas pesquisas qualitativas de forma a levantar analises descritivo – reflexivas, que se fazem necessárias já que o tema é amplo. O resultado alcançado foi que apesar das leis e mudanças que já ocorreram, a trajetória a se seguir é extensa pois nota-se que surgem novos desafios a cada dia e a tão sonhada inclusão, tanto educacional quanto social está longe de ser alcançada  pois, ocorrem mudanças variáveis conforme o decorrer do tempo e necessidades especificas. O estudo foi pautada em autores como BOBBIO (2004), MAZZOTTA (2011), MANTOAN (2015), a exploração de diferentes obras teve como objetivo de entender o conjunto de ações que nortearam o processo de inclusão no Estado de Estado de Goiás, por meio de uma reelaboração do que se conhece como momentos históricos.  

     

  • Palavras-chave
  • Educação inclusiva, Direitos humanos, Políticas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisas em História
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Comissão organizadora 

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Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

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Diretora do câmpus Goianésia
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Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
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Cristina Araújo Oliveira
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Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

Endereço postal

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
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Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

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