A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS SOCIO EDUCATIVAS PARA ADOLESCENTES INFRATORES

  • Autor
  • Juliana de Paula Pereira
  • Co-autores
  • Raysa de Sousa Almeida
  • Resumo
  •  

     

    Resumo: O objetivo desse trabalho é enfatizar os benefícios do uso de medidas socioeducativas auxiliados pelo uso da pedagogia onde estas são uma tentativa de fazer com que adolescentes prejudicados por seus próprios comportamentos que contrariam a lei, sirvam de fatores para evitar novos cometimentos de atos infracionais. Entende-se que, dentre os diversos motivos que fazem com que esses adolescentes cometam tais atos, os principais são fatores econômicos, sociais, culturais, influência de amigos, familiares e principalmente a evasão escolar, nos fazendo perceber a importância das políticas públicas e a aplicação de tais medidas. Por meio desse estudo, é possível compreender que através da Pedagogia se tem uma forte influência positiva, uma vez que, o direito a uma educação de qualidade diminui a probabilidade de esses alunos serem guiados a caminhos de marginalização. Pois dentre todas as causas que acarretam a delinquência juvenil, a evasão escolar é a principal delas, onde o aluno fica ocioso, disponível a influencias negativas, envolto de oportunidades de dinheiro fácil, propenso a práticas infracionais. De acordo com Mário Volpi (1999): em uma pesquisa realizada com um total de 4,245 adolescentes, a grande maioria dos pesquisados – 96,6% não haviam concluído o ensino fundamental, sendo que, 15,4% são analfabetos. A porcentagem de adolescentes que concluíram o 2ºgrau foi quase nula – 7 do total de 4,245 entrevistados, o que representou a ínfima parcela de 0,1%. Sendo ainda que, 2,498 – 61,2% estavam afastados dos estudos devido a práticas de atos infracionais. Sendo assim, as medidas sócio educativas tem por finalidade a recuperação desses adolescentes infratores através de práticas de obrigatoriedade a escolarização e profissionalização dos mesmos, visando a não recorrência dos atos antes cometidos, possibilitando com que eles tenham uma vida correta perante as leis. Por meio de pesquisa bibliografia com base em autores como Mário Volpi (1999) e CURY, (2002), obtém-se o entendimento que por meio de medidas sócio educativas e com o auxílio da pedagogia atinge-se uma forma de proteção integral de seus direitos (portanto não punitivas) objetivando desta forma uma melhor compreensão da realidade e efetiva integração social (CURY, 2002).

     

  • Palavras-chave
  • Medidas Socioeducativas. Adolescente. Ressocialização
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas na educação básica
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

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Bráulio Fernando da Silva
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Hermes Gonçalves da Silva
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Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


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Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

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