LIBRAS NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Albenaia Lorrani Lucas Oliveira
  • Co-autores
  • Júlia Saturnino Tavares , Eduarda Marina de Almeida Silva
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho tem como objetivo analisar a necessidade de estender o ensino de libras á sala de aula, a fim de promover a inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar e, consequentemente na sociedade. Luci Teixeira (2018) relata que a educação dos surdos no Brasil vem sendo amplamente discutida ao longo das últimas décadas. No que diz respeito às medidas que promovam a acessibilidade dessa parcela da população, a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação e expressão da comunidade surda e o Decreto 5.626/2005 assegurou o direito dos estudantes surdos à Educação. Conquanto, na prática a inclusão escolar dos surdos não está realmente sendo aplicada, não basta apenas oferecer o acesso ao ensino, é de suma importância também, trabalhar e promover a interação destes alunos. A ausência de conhecimento e o descaso da população resultam na falta de interesse em aprender libras, (segunda língua oficial do Brasil) impedindo a interação dos mesmos com a minoria surda. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e como fundamentação teórica foram utilizados os estudos de Luci Teixeira (2018), Valéria Simplício (2009), Sândala Barbosa (2011). A pesquisa nos apontou que se faz necessário inserir libras como matéria na grade curricular dos alunos do ensino fundamental, para que desta forma aprendam a se comunicar com os colegas surdos, além de ser um enriquecimento cultural, é também a ferramenta crucial para de fato promover um ambiente escolar inclusivo. Para os educadores é de suma importância que dominem a língua de sinais, para que possam interagir com estes alunos e fazer com que se sintam inclusos e acolhidos, além de ser essencial para o desenvolvimento dos mesmos e de toda a turma. Percebemos que a inclusão dos surdos, seja na sala de aula ou na sociedade, tornar-se-á verdadeira a partir do momento em que toda e qualquer barreira linguística que separa surdos de ouvintes for quebrada.

  • Palavras-chave
  • Inclusão, Libras, surdos, alunos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2019. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

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Arlene Alves Antunes Pereira
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Hermes Gonçalves da Silva
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Sebastiana Perpétua Rezende Silva
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Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


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RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão
  • Pesquisas na educação superior
  • Pesquisas na educação básica
  • Pesquisas em História
  • Relatos de experiências
  • Pesquisas em diversidade e inclusão

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

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Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

Endereço postal

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
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Contato Principal

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Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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