Potencialidades didáticas do uso de softwares de geometria dinâmica no ensino de geometria espacial

  • Autor
  • Carlos Alberto Regis
  • Co-autores
  • Elisabete Marcon Mello
  • Resumo
  • Este trabalho tem como tema as potencialidades didáticas do ensino de geometria sob a ótica da Teoria da Transposição Didática, e possui como objetivo verificar se o uso de aplicativos de geometria dinâmica podem contribuir para uma transposição didática de conteúdos relacionados à geometria espacial. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, e a revisão bibliográfica gira em torno da teoria da Transposição Didática. A pesquisa buscará responder a questão Como a transposição didática da geometria, utilizando os aplicativos de geometria dinâmica, pode contribuir para o estudo da geometria espacial?, e será organizada em forma de levantamento bibliográfico e uma sequência didática facilitadora, utilizando como método principal os aplicativos de geometria dinâmica (mais especificamente o GeoGebra) para a compreensão dos conceitos de área lateral, total e volume. Dessa forma, o que se espera é que a pesquisa auxilie na ressignificação do ensino desses conteúdos, fornecendo também possíveis estratégias de ensino para outros conteúdos matemáticos.

  • Palavras-chave
  • Transposição Didática, Geometria Dinâmica, GeoGebra.
  • Área Temática
  • Linha 1 - Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática (EA)
Voltar Download

IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática

“Reaprender e reinventar: ensino e história das ciências e da matemática em tempos de pandemia”

 

O Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - PEHCM a cada ano se fortalece e legitima nos quesitos propostos no Projeto Pedagógico Institucional, assim como no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC, nos quais se destacam a interdisciplinaridade e a inclusão social. Para expor a diversidade de pesquisas desenvolvidas pelas(os) discentes, refletir sobre importantes temáticas educacionais e na tentativa de retomar as discussões de volta ao modo presencial, depois de um longo período de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19, foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro de 2022, o IV Simpósio do Programa, com o tema: “Reaprender e reinventar: ensino e história das ciências e da matemática em tempos de pandemia”.

Entendendo ser um momento de reencontro, mas respeitando a insegurança de estudantes ainda vulneráveis por conta da pandemia, o evento foi realizado de forma híbrida, com atividades no campus de Santo André e também no modo virtual, uma novidade bem recebida pelos participantes.

Com o tema deste ano procuramos refletir sobre as demandas, perdas, possibilidades e mudanças impostas por esse período pandêmico que estamos atravessando. Sabemos que os efeitos e impactos da pandemia estão sendo sentidos e se revelando cada vez mais com o passar do tempo, seja na Educação Básica ou na Superior, exigindo-se medidas conscientes e urgentes. Assim, o evento buscou (re)criar um espaço de confraternização, de reencontros e de afetos após mais de dois anos de isolamento, convidando a todos para refletir acerca do ofício docente e das políticas educacionais contemporâneas, bem como das produções realizadas no âmbito do Programa em suas diferentes linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; Formação de professores de Ciências e Matemática; e História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação.

A programação do simpósio foi bastante diversificada e contou com a participação de professores da Educação Básica, da Educação Superior e de egressas(os) do PEHCM. A abertura do evento teve a presença do Reitor da UFABC, Prof. Dr. Dácio Roberto Matheus, do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos e da coordenadora e vice-coordenadora do PEHCM-UFABC, respectivamente, Profa. Dra. Solange Locatelli e Profa. Dra. Danusa Munford. Ainda na abertura, contamos com a presença da representante discente do PEHCM UFABC, Carla Patricia Araujo Florentino e do Prof. Dr. Bruno Cerqueira, representante da Comissão Organizadora do IV Simpósio do PEHCM UFABC.

Após a abertura, ocorreu a apresentação musical do coro da UFABC, que emocionou a plateia com parte de seu repertório dedicado a Milton Nascimento. Em seguida aconteceu a palestra intitulada "Relações entre Estado e Ensino de Ciências: exemplos históricos", proferida pelo Prof. Dr. Cristiano Matos da Universidade de São Paulo. Dando sequência as atividades do período, foi realizada a mostra cultural “Transcriações de experiências discentes: portfólios da disciplina ‘Formação de Professores’ do PEHCM”, organizada pelas professoras Dra. Maria Candida Capecchi e Dra. Vivili Gomes, também participaram da curadoria os alunos Kaue Nogueira de Carvalho Mariano e Lindéia Alves Saraiva Pavioti, a exposição foi reexibida no segundo dia do simpósio. Logo após a mostra cultural, foram realizadas duas oficinas: “Práxis com os ouvintes”, ministrada pela mestranda Letícia Pereira do Nascimento e por Alice Domingues Procter da Gama Rodrigues; e a “Teses e Dissertações Multipaper - Limites e Possibilidades”, ministrada por discentes do programa: Carla Patricia Araujo Florentino, Claudio Wagner Locatelli, Giovanni Scataglia Botelho Paz e Maria Angélica Novaes Pereira. Finalizando as atividades do primeiro dia ocorreram diversas comunicações orais mediadas e avaliadas por docentes do PEHCM e monitores do simpósio.

O segundo dia do evento teve início com a mesa redonda intitulada "Políticas Públicas em torno da Educação Básica", que contou com a participação dos professores Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro e Dr. Fernando Cassio, ambos da UFABC. Na sequência o evento contou com a mostra cultural já mencionada e com muitas comunicações orais, que assim como as do primeiro dia, versaram sobre resultados preliminares ou finais das pesquisas de estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado, mas também sobre trabalhos de conclusão de diferentes disciplinas. Já caminhando para as finalizações das atividades destacou-se a roda de conversa intitulada “Debate sobre saúde mental na pós-graduação”, conduzida pela Dra. Clarissa de Franco, psicóloga da UFABC. A sessão de encerramento contou com muitos agradecimentos, depoimentos e perspectivas para a próxima edição do simpósio.

Participaram do Simpósio a comunidade interna e externa à UFABC, totalizando 134 inscritos e 80 credenciados. Também ocorreram apresentações de 56 trabalhos de estudantes do programa em conjunto com orientadores e/ou professores de disciplinas.

 

Agradecemos a presença de todos e todas!

Comissão do IV Simpósio do PEHCM - 2022

  • Linha 1 - Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática (EA)
  • Linha 2 - Formação de Professores de Ciências e Matemática (FP)
  • Linha 3 - História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação (HC)

ANAIS DO IV SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA SEMINÁRIO - SANTO ANDRÉ/SP - ISSN 2595-8089

 

v.4, n. 1, 2022

Periodicidade da publicação: Bianual

Idioma dos artigos: Português

Universidade Federal do ABC -  Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática

Endereço: Avenida dos Estados, 5001, Bloco B, 4º andar - Bairro Bangu – Santo André – SP. CEP: 09210-580

Contato: simposiopehcmufabc@gmail.com 

Site do evento: Link

Tema: “Reaprender e Reinventar: ensino e história das ciências e da matemática em tempos de pandemia”

 

Comissão Organizadora do IV Simpósio PEHCM UFABC

Bruno Rafael Santos de Cerqueira

Adriana Pugliese 

Carla Patricia Araujo Florentino  

Carolina Maria Boccuzzi Santana

Claudio Wagner Locatelli 

Ester Aparecida Ely de Almeida 

Gabriela de Carvalho Azevedo 

Lindeia Pavioti 

Lucas Marino Vivot

Ludmylla Ribeiro dos Santos

Luis Gabriel Rocha Aurélio 

Muller Rodrigo de Moura Santana

Nelio Bizzo

Tereza Inês Rodrigues de Souza

Valéria Cristina da Silva 

Vinicius André Junqueira

Vivili Maria Silva Gomes

ANAIS DO SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA SEMINÁRIO - SANTO ANDRÉ/SP - ISSN 2595-8089

 

Edições anteriores:

Anais do III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - 2020 - Link

Anais do II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - 2018 - Link

Anais do I Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - 2016 - Link