O conceito de perda gestacional recorrente (PGR) pode ser definido como um processo sindrômico caracterizado por três ou mais perdas consecutivas e espontâneas (Stirrat, 1990). Múltiplos fatores podem desencadear esta síndrome, dentre eles a associação com alterações anatômicas do útero (Oliveira,2020). A seguir relataremos um caso onde a realização da ultrassonografia 3D foi de vital importância para orientação terapêutica do casal, sendo fator determinante para o sucesso do caso.
Paciente feminina, 39 anos, G3P0A3, três perdas gestacionais sem necessidade de curetagem uterina. Fez investigação de perda gestacional recorrente, com resultados de cariótipo do casal normal, exames de trombofilia (SAAF e trombofilia hereditária), distúrbios endócrinos e perfil de doenças infecciosas sem alterações relevantes. O exame de ultrassonografia transvaginal revelou septação uterina e miomatose uterina, com mioma de componente submucoso na região antero-lateral esquerda. Fez exame de ressonância magnética de pelve revelando útero miomatoso com múltiplos nódulos e provável septação. Optou-se pela realização de ultrassonografia 3D com detecção de útero miomatoso, com nodulação em região cornual esquerda com duplicação de cavidade uterina. Indicado complementação com histeroscopia e laparoscopia onde detectamos útero bicorno com imagens nodulares em ambas as cavidades (cavidades amplas) e focos de endometriose em bexiga e fundo de saco vaginal, com tubas uterinas patentes. Evoluiu com nova gestação após 9 meses da cirurgia com monitorização da ovulação, com implantação na região cornual direita. Evolução com nascimento de RN feminino, com 3900 g e 51cm de estatura.
Conclui-se que a ultrassonografia 3D proporcionou a melhor estratégia para o caso com importante papel em toda a evolução do processo pré concepcional e no decorrer da gestação.
É com muito prazer que apresentamos os ANAIS da V Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e da Sociedade Alagoana de Ultrassonografia. Evento que tem se consolidado como um espaço importante de discussão científica, apresentações de trabalhos, negócios e troca de conhecimentos. Um puro Saber, Sabores e Lazer.
Nessa edição, a Jornada recebeu trabalhos nas nove áreas estabelecidas, que após a avaliação de nosso comitê científico, abrilhantaram nosso evento e resultaram na constituição desses anais. Foram aprovadas 23 pesquisas divididas entre os eixos temáticos.
Agradecemos a todos os participantes, organizadores, empresas, avaliadores e convidados, pela contribuição! Continuemos ainda mais engajados na produção do conhecimento e na consolidação dessa importante JORNADA para o SBUS/SAUS, para a Maceió/Alagoas e para a sociedade de um modo geral!
Comissão Científica
Md. Gustavo Cantarelli
Md. Adilson Cunha Ferreira
Md. Antônio Carlos Moraes
Md. Rejane Maria Ferlin
Md. Leonardo Piber
Md. Marcos Cintra
Me. Victor Lemos Tenório
contato@jornadasbus.com.br