Revisão Literária sobre o rabdomioma que é um tipo de tumor mesenquimal benigno do músculo esquelético que apesar de raro é responsável por 60 % de todos os tumores cardíacos fetais. Com o desenvolvimento da tecnologia de detecção ultrassonográfica pré natal, constata-se um aumento no número de casos diagnosticados deste tumor, especialmente, no segundo trimestre de gestação, podendo ser a manifestação inicial do Complexo de Esclerose Tuberosa ( C.E.T) que é uma doença genética autossômica dominante, causada pela mutação de um dos 2 genes supressores de tumores TSC1 e TSC2 que estão localizados nos cromossomos 9q34 e 16p13. O trabalho estuda a importância do rastreamento ultrassonográfico morfológico aliado ao ecocardiograma, no diagnóstico e acompanhamento de tumores cardíacos fetais e sua relação com o Complexo de Esclerose Tuberosa, relacionando tais achados que estão associados em pelo menos 50 % dos casos, principalmente, na presença de tumores múltiplos e história familiar positiva do C.T.E. Durante a vida pré natal, com rabdomiomas sendo detectados, os pais devem ser aconselhados sobre a possibilidade do Complexo de Esclerose Tuberosa e a importância do estudo genético familiar. A Ultrassonografia e o Ecocardiograma fetais são exames de boa acurácia, reprodutíveis, sem radiação e suficientes para diagnóstico e acompanhamento dos tumores cardio fetais, sendo a Ressonância Nuclear Magnética também importante com a vantagem de identificar malformações extracardíacas, entretanto, pelo alto custo, assim como, o estudo genético familiar, em geral, ainda inacessíveis a grande maioria da população brasileira. Desta feita, cabem aos ultrassonografistas devidamente qualificados, a acurácia e precocidade diagnóstica, a fim de minimizar danos cardiológicos e neurológicos importantes a estes fetos.
É com muito prazer que apresentamos os ANAIS da V Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e da Sociedade Alagoana de Ultrassonografia. Evento que tem se consolidado como um espaço importante de discussão científica, apresentações de trabalhos, negócios e troca de conhecimentos. Um puro Saber, Sabores e Lazer.
Nessa edição, a Jornada recebeu trabalhos nas nove áreas estabelecidas, que após a avaliação de nosso comitê científico, abrilhantaram nosso evento e resultaram na constituição desses anais. Foram aprovadas 23 pesquisas divididas entre os eixos temáticos.
Agradecemos a todos os participantes, organizadores, empresas, avaliadores e convidados, pela contribuição! Continuemos ainda mais engajados na produção do conhecimento e na consolidação dessa importante JORNADA para o SBUS/SAUS, para a Maceió/Alagoas e para a sociedade de um modo geral!
Comissão Científica
Md. Gustavo Cantarelli
Md. Adilson Cunha Ferreira
Md. Antônio Carlos Moraes
Md. Rejane Maria Ferlin
Md. Leonardo Piber
Md. Marcos Cintra
Me. Victor Lemos Tenório
contato@jornadasbus.com.br