Introdução e Objetivos: A infecção pelo coronavírus propiciou a mudança no cuidado e prevenção da rotina das práticas de saúde. Tendo em vista que o ultrassom é cada vez mais utilizado como uma modalidade de imagem em uma diversidade de ambientes de cuidado, o objetivo do presente estudo é avaliar as recomendações para segurança de profissionais e pacientes em exames de ultrassom em meio a pandemia do Covid-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, fundamentada em estudos da base de dados Medline (via PubMed). Utilizou-se os descritores: “ultrasound”, “care and hygienization” AND “Covid-19” no período de 2020-2022 sem restrições quanto ao tipo de estudo ou idioma, totalizando 25 artigos e selecionados 6 para compor a revisão, sendo incluídos os artigos que mostram os cuidados relacionados ao Covid-19 durante a realização da ultrassonografia e excluídos os que abordam outros tipos de cuidados. Discussão: A ultrassonografia é um dos exames complementares mais requisitados nos tempos atuais, mas expõe a paciente e o operador a riscos elevados de contaminação, dada a impossibilidade de manter a distância recomendada entre eles durante a realização do exame. A literatura relata de forma semelhantes protocolos que devem ser seguidos durante a realização de exames de ultrassonografia. Refere que todas as manhãs, todos os componentes do ambiente devem ser limpos com LLD (desinfecção de baixo nível), os transdutores e cabos devem ser limpos após cada paciente, deve-se utilizar a menor quantidade possível de transdutores, uma folha de cobertura pode ser usada como uma barreira física entre o teclado e o operador, marcar o horário dos exames para diminuir tempo de espera, fornecer assentos com no mínimo 2m de distância e as mãos dos médicos sempre com LLD e luvas. Considerações Finais: Cada procedimento de ultrassom envolve contato entre um transdutor de ultrassom e a pele do paciente, membranas mucosas ou tecidos estéreis. A necessidade de educação sobre padrões mínimos de controle de infecções, o uso adequado de agentes e procedimentos de limpeza diminui o risco de contaminação do Covid-19 durante a realização do exame.
É com muito prazer que apresentamos os ANAIS da V Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e da Sociedade Alagoana de Ultrassonografia. Evento que tem se consolidado como um espaço importante de discussão científica, apresentações de trabalhos, negócios e troca de conhecimentos. Um puro Saber, Sabores e Lazer.
Nessa edição, a Jornada recebeu trabalhos nas nove áreas estabelecidas, que após a avaliação de nosso comitê científico, abrilhantaram nosso evento e resultaram na constituição desses anais. Foram aprovadas 23 pesquisas divididas entre os eixos temáticos.
Agradecemos a todos os participantes, organizadores, empresas, avaliadores e convidados, pela contribuição! Continuemos ainda mais engajados na produção do conhecimento e na consolidação dessa importante JORNADA para o SBUS/SAUS, para a Maceió/Alagoas e para a sociedade de um modo geral!
Comissão Científica
Md. Gustavo Cantarelli
Md. Adilson Cunha Ferreira
Md. Antônio Carlos Moraes
Md. Rejane Maria Ferlin
Md. Leonardo Piber
Md. Marcos Cintra
Me. Victor Lemos Tenório
contato@jornadasbus.com.br