REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE A DEFINIÇÃO DE ESPORTE EDUCACIONAL

  • Autor
  • Layane Castiglioni Tasca (SEED-PR/UEM);
  • Co-autores
  • Giovanna Xavier de Moura (UNINGÁ/UEM); , Vanessa Mota Andrade (IFPR/UEM) , Fernando Augusto Starepravo (UEM)
  • Resumo
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    Introdução: A manifestação do esporte educacional no Brasil encontra-se em um vértice de controvérsias no que diz respeito ao seu conceito, o que pode prejudicar seu desenvolvido nas instituições de ensino. Existem três pressupostos sobre o conceito da manifestação do esporte educacional, um voltado ao esporte por meio social, outro em seu conceito teórico e o terceiro relacionado como sinônimo da educação física. É necessário que haja um entendimento do conceito da manifestação do esporte educacional para esclarecimentos de possíveis programas e projetos. Objetivo: Entender conceito da manifestação do esporte educacional a partir da literatura. Metodologia: Foi realizada uma revisão na literatura baseando-se em autores como Tubino, Gonzales, Bracht, Canan, a fim de analisar e descrever com maior clareza o conceito do esporte educacional. Resultados: Entendendo o esporte educacional como parâmetro para o desenvolvimento humano, pode estar relacionado com a formação do indivíduo independentemente de ser inserido em práticas de lazer ou rendimento, não deixa de ser esporte que tem o papel de educar. Os questionamentos acontecem ainda mais quando envolvem o esporte escolar, já que sua prática acontece pela busca do desenvolvimento do talento e espírito esportivo proporcionado através das competições. O esporte que versa por uma base competitiva e seletiva não dispensa a relação de desenvolvimento educacional. É importante desmistificar que o Esporte tem uma área que faz parte de um processo de educação, e o professor em seu ambiente de trabalho irá desenvolvê-lo em seus alunos durante a sua vida e suas experiências esportivas. Conclusão: No campo social as vivências e experiências que o indivíduo carrega representam muito o esporte praticado por ele, assim não é errado entender que o esporte educacional pode ser a base de outra manifestação, já que exerce uma relação de formação. Esse esporte não está especificado em uma área de ação de política pública, é o esporte que está inserido no rendimento, no lazer, na formação e na escola, e que na união de todas essas manifestações formam o atleta. O esporte educacional é universal, vivenciado dentro do ambiente escolar ou não com o objetivo de lazer ou rendimento.

     

  • Palavras-chave
  • Esporte Educacional; Política; Esporte.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas de Esporte
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É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)