A TRANSIÇÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Autor
  • Ademir Faria Pires
  • Co-autores
  • Larissa Bitencourt Quintino , Ieda Parra Barbosa Rinaldi , Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare
  • Resumo
  • Introdução: A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é uma temática pouco investigada e que apresenta escassez de estudos na área da Educação Física. Objetivo: Analisar a percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis – SC em relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Metodologia: Com uma abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a pesquisa contou com dez professores de Educação Física atuantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A entrevista semiestruturada foi empregada na recolha dos dados e o método de análise de conteúdo na sua interpretação e categorização. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da UFSC, a partir do Parecer n. 4.024.851. Resultados: Os resultados identificaram similaridades e distanciamentos na rotina pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Em relação aos planejamentos, os professores pontuaram aproximações entre os seguintes elementos: cultura corporal de movimento, recursos materiais e estratégias metodológicas. Por outro lado, a ênfase no brincar, a organização didática, e a avaliação são elementos que se distanciam nos dois níveis de ensino. Além disso, afirmaram que ministrar aulas para turmas que estão passando pela transição entre as etapas é bastante desafiador, tanto pela ruptura com o tempo de brincar que ocorre no Ensino Fundamental, como pelas diferenças existentes entre as estruturas físicas das instituições desses níveis de ensino, as quais impactam as tensões vividas pelas crianças durante esse processo. Para superar essas dificuldades, os professores realizam movimentos e articulações em seus planejamentos, inserindo nas séries iniciais do Ensino Fundamental alguns conteúdos que são abordados na Educação Infantil. Conclusões: Destaca-se a sensibilidade dos professores de Educação Física investigados para a transição escolar em questão. Por fim, observa-se que os desafios enfrentados na transição escolar em análise requerem um olhar cada vez mais atento dos professores, da equipe pedagógica escolar, das propostas de formação inicial e continuada em Educação Física, e de todos aqueles que se preocupam com o processo formativo das crianças. 

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Transição Escolar; Educação Física.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física
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É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)