Introdução: Para tratar da constituição do ‘ser professor’, é necessário considerar o conjunto de acontecimentos não lineares presentes no percurso do exercício da docência. Por isso, olhar atentamente para as experiências prévias, para a formação inicial e para o início da carreira docente de professores de Educação Física (EF) pode colaborar substancialmente com o debate acadêmico em torno da temática. Objetivo: Analisar o processo de constituição do ‘ser professor’ de professores de EF em início de carreira vinculados à Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC. Metodologia: O estudo apresentou abordagem qualitativa e caráter descritivo e foi realizado com cinco professores de EF em início de carreira atuantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Como fonte de dados, empregou-se uma entrevista semiestruturada e para a categorização das informações recorreu-se aos indicativos do método de análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da UFSC, a partir do Parecer n. 4.846.334. Resultados: As evidências demonstraram que, em relação à decisão pelo curso de EF, o desejo pela docência, às experiências vivenciadas na Educação Básica, o gosto pelo esporte e às influências de professores são aspectos que se destacaram. Já a escolha pela Licenciatura considerou a intencionalidade dos professores investigados, as trocas com os pares e a falta de clareza sobre as especificidades de um curso de Licenciatura. Dentre as contribuições apresentadas pela formação em EF destacaram-se o envolvimento com projetos de pesquisa e extensão, o estágio supervisionado, o PIBID e as experiências compartilhadas com professores do curso, reforçando a significância da formação superior e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Já o distanciamento do “chão da escola” e a pouca articulação de alguns professores do curso com a Licenciatura foram as principais fragilidades apresentadas. Ainda, no início da carreira, muitas dificuldades e angústias são sentidas pelos professores recém-formados. Conclusões: Conclui-se que a constituição do ‘ser professor’ é um processo contínuo, dinâmico, carregado de desafios e de muitos aprendizados. Por isso, é indispensável que as experiências formativas colaborem para o enfrentamento das problemáticas que fazem parte do cotidiano da docência.
É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.
Comissão Científica
Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)
Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)
Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)
Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)
Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)
Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)
Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)
Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)