Introdução: Esse trabalho se refere a produção de um material didático na forma brinquedo cujo tema aborda a atividade lúdica humana. Esta, se evidencia na infância, mas não é natural dela e nem pertencente e resumido à infância. As ações lúdicas são elaboradas socialmente se apresentando como conformistas ou críticas conforme as condições de vida que a criança ou o adulto levam, quando brincam ou jogam. Portanto, partimos da compreensão que a atividade lúdica é uma condição que a criança desenvolve para se apropriar das construções sociais e desenvolver suas capacidades humanas por meio das interações sociais. Mediante essa significância, coibir e/ou furtar o desenvolvimento da atividade lúdica acarreta interferências negativas no desenvolvimento da criança. Objetivo: Assim, por meio de um brinquedo de cunho crítico, construído especificamente para essa tarefa, objetivamos: 1) estimular a análise do furto do lúdico por crianças de 6 a 10 anos, 2) estimular a correspondência do ensino com a ‘atividade de estudo’, conforme aponta a periodização do desenvolvimento psíquico; 3) estimular por meio das regras do brinquedo, primeiras aproximações ao pensamento crítico e reflexivo sobre o furto do lúdico na sociedade atual. Metodologia: Inicialmente, construímos um brinquedo artesanal crítico e inédito (Escolha a sua vida) amparado pela Teoria histórico-cultural. Tanto a estrutura física do brinquedo quanto as regras, papeis, motivação e argumentos foram pensados para abordar a questão do furto do lúdico e, assim, aplicados pedagogicamente (mediação pelo signo) em dois espaços públicos com crianças de 6 a 10 anos. Resultados: O uso pedagógico desse brinquedo para as crianças de 6 a 10 anos, exigiu delas o avanço da compreensão crítica acerca do seu tempo de brincar e, além disso, constatamos a ampliação do grau de consciência das crianças sobre as próprias escolhas. Também, reafirmou-se a importância dos professores aplicar os conhecimentos escolares de forma adequada e correspondente à atividade principal em que seus alunos se encontram e, assim, guiá-los à zona de desenvolvimento proximal. Conclusão: Conclui-se que esse brinquedo crítico atingiu seus objetivos, além de possibilitar as acadêmicas participantes um acesso a uma práxis pedagógica crítica que sem este trabalho, não seria possível alcançar.
É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.
Comissão Científica
Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)
Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)
Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)
Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)
Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)
Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)
Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)
Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)