Introdução: Os cursos de licenciatura passam por um novo processo de reestruturação curricular de modo a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores (BRASIL, 2019). Dentre as orientações dessa política educacional, as práticas pedagógicas que fomentam a associação teoria e prática ganham destaque, sendo o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) uma delas. Se desenvolvido de forma satisfatória o ECS proporciona vivências que poderão fomentar a constituição da Identidade Docente refletindo na percepção do ser e estar na profissão. Objetivo: Apresentar, por meio de revisão integrativa, a relação entre Estágio Curricular Supervisionado e Identidade Docente em Educação Física Licenciatura. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como revisão integrativa. A busca dos estudos compreendeu o período de 2015 a 2022, foram utilizadas as bases de dados “Ebsco host”, “Lilacs”, “Scielo”, “Web of Science” e “Eric” e adotado os descritores Professor; docente; Educação Física e identidade, fazendo-se uso dos operadores booleanos “and” e “or”. Foram encontrados 248 artigos, dos quais retirou-se os estudos duplicados e escritos em outra língua que não o português. Após aplicação dos critérios de exclusão restaram sete artigos. Resultados: Dentre os estudos, 2 se caracterizam como pesquisa básica (ensaio e sistemática) e 5 utilizam-se do método qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevista (4), diário de campo (3), grupo focal (2), questionário (2) e observação participante (1). Os resultados indicam que as vivências práticas ao longo da formação inicial ampliam o repertório de saberes, habilidades e competências, sendo alicerce para a constituição da identidade profissional, uma vez que essa parte da interpretação pessoal e social da própria profissão e da relação estabelecida pelo sujeito nos âmbitos social, cultural e profissional. A partilha de aprendizagem e o processo de socialização se coloca como ação fundamental para a prática docente, compreensão da complexidade da cultura escolar e desenvolvimento do sentimento de pertença a profissão. Conclusão: O ECS se coloca como um momento formativo fulcral para constituição da identidade docente em educação física licenciatura, contribuindo para o resgate de conhecimento prévios, consolidação de aprendizagem e socialização profissional.
É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.
Comissão Científica
Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)
Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)
Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)
Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)
Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)
Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)
Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)
Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)