Dos outsides as relações estabelecidas no processo formativo que (re)existem nos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física

  • Autor
  • Catarina Messias Alves
  • Co-autores
  • Lorena Mota Catabriga , Fernando Lazaretti Onorato Silva , Vânia de Fátima Matias de Souza
  • Resumo
  •  

    Introdução: A formação inicial, sustenta-se nas premissas deliberativas designadas por meio das políticas educacionais, constituída de documentos normativos que expressam e direcionam as ações práticas e teóricas a serem desenvolvidas no Ensino Superior. Este processo evidencia-se como uma etapa fundamental para estabelecer-se reflexões, autorreflexões e constituir identidades do ser professor (FLORES, 2018). As identidades dos futuros professores, perpassam os saberes pedagógicos que se relacionam com a socialização dos sujeitos (PIMENTA, 1999). Os saberes e conhecimentos da formação inicial apresentam-se por meio do Projeto Político Pedagógico (PPC) instituído por autores/autoras e suas respectivas produções acadêmicas que compõem os atrelados ao campo de experiências e vivências política-sociais e econômicas em suas amarras estruturais e conjunturais apresentadas e trabalhadas para constituição do ser professor, suplantado por meio das mediações e práxis pedagógicas. Os currículos formativos dispõem de uma identização que representa as reproduções sociais, nesse sentido surge a seguinte indagação: Como os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de educação física retratam a ausência ou a presença das relações étnico raciais de modo a privilegiar os saberes da branquitude e do eurocentrismo no processo de formação inicial? Objetivo: Identificar elementos da branquitude nos PPCs dos cursos de educação na formação inicial das instituições de ensino superior do estado de São Paulo-SP. Metodologia: A pesquisa se ampara nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, com base na análise documental, estabelecendo-se como fonte primária os PPCs dos cursos de formação inicial em educação física. Resultados Parciais: A partir das análises nas instituições de ensino superior (USP, UNICAMP, UNESP, UFSCAR, UNIFESP e FIRA) constatou-se que apenas duas instituições em seus currículos apresentam uma disciplina que aborda a temática étnico racial, de modo optativo. Conclusão: Evidenciou-se com a análise que os cursos de formação inicial em educação carece o repensar sobre o perfil identitário dos futuros professores, uma vez que indicam nos seus PPCs resquícios de currículos que perpetuam uma identidade eugenista, fortalecendo o discurso do branqueamento e invisibilizando o trato das relações étnico raciais, deslegitimando os estabelecidos nas Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, evidenciando propositivas curriculares carentes de reflexões que propiciem uma formação plural e representativa.

  • Palavras-chave
  • Políticas Curriculares; Educação Física; Formação Inicial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Física
Voltar

É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)