Esporte e marcadores sociais de diferença na pauta dos desafios em Educação Física
Gabriel Carvalho Magalhães (PET/DEF/UEM);
Giuseppe Amorim Paviani (PET/DEF/UEM)
Larissa Michelle Lara (PET/DEF/UEM).
Gabriel Carvalho Magalhães (UEM); Giuseppe Amorim Paviani (UEM), Larissa
Introdução: O ensejo de compreender a relação entre esporte e marcadores sociais de diferença abre a possibilidade de diálogo com diversas pautas que integram o nosso cotidiano, atreladas à nossa área de estudo na educação física. Tais pautas estão presentes como desafios em diferentes âmbitos sociais, reconhecidas como urgentes na formação em educação física e em várias frentes de atuação profissional, inclusive naquelas relacionadas à experiência esportiva. Objetivo: No intuito de incursionar por essas problemáticas e pensar o esporte de maneira mais inclusiva e diversa foi que o Programa de Educação Tutorial (PET Educação Física) da Universidade Estadual de Maringá iniciou uma pesquisa, em 2022, com marcadores sociais que atravessam o esporte e a formação de?acadêmicos/as. Dito de outro modo, a pesquisa propôs-se a investigar como o esporte é atravessado por marcadores sociais de diferença, como raça/etnia, gênero e habilidade, a partir da percepção de acadêmicos/as de Educação Física.?Metodologia:? O estudo, de natureza qualitativa, organiza-se em dois momentos: o primeiro, de cunho teórico, prevê a estruturação de referenciais basilares à investigação e, o segundo, de cunho empírico, foca a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e auto narrativas.? Resultados (completos ou parciais):?O estudo encontra-se em fase de?levantamento bibliográfico, construção teórico-conceitual de marcadores sociais (raça/etnia, gênero e habilidade)?e estruturação preliminar do texto que subsidiará a coleta empírica, após aprovação do projeto junto ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COPEP/UEM). Conclusão (ou encaminhamento):?Com isso, espera-se reunir dados que possam alicerçar o entendimento de marcadores sociais de diferença e seus impactos à vida de pessoas, especialmente de estudantes de Educação Física no acesso ao campo esportivo. Almeja-se, ainda, identificar barreiras sociais que comprometem a experiência esportiva de alunos/as de Educação Física da UEM e contribuir com?debates para que todos/as estejam atentos/as a essas questões com vistas a intervenções apropriadas, à mobilização de pessoas e a mudanças futuras.?
É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.
Comissão Científica
Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)
Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)
Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)
Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)
Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)
Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)
Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)
Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)