ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE SERVIDORES E ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ SOBRE OS JOGOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS - ETAPA NACIONAL

  • Autor
  • Vanessa Mota Andrade
  • Co-autores
  • Fabio Vinicius Oliveira da Silva , Layane Castiglioni Tasca , Acácio Pedro da Silva Junior , Flaviane Ramos dos Santos
  • Resumo
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    Introdução: A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, formada pelos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II, realiza todos os anos os Jogos das Instituições Federais (JIF). O JIF é um grande evento esportivo, que incentiva e celebra os resultados de diversas atividades e projetos realizados nos mais de 660 campus distribuídos em todos os estados brasileiros, porém, a execução deste evento enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para que possa se consolidar como uma política esportiva nestas instituições. Consideramos que conhecer sua história, como é organizado e as perspectivas relacionadas às políticas esportivas nas Instituições Federais de Ensino Técnico e Tecnológico, torna-se de extrema importância para o futuro deste evento. Objetivo: Analisar o conhecimento de estudantes, docentes e técnicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) a respeito da história e características dos JIF - etapa nacional. Metodologia: Um questionário foi elaborado em meio virtual (Formulários – Google) contendo questões para identificação da amostra (categoria, curso, participação no JIF), além de oito afirmativas a respeito da história e características dos JIF. O convite para participação da amostra foi enviado por e-mail às secretarias, diretoria de ensino e professores de Educação Física do IFPR. Resultados: Os resultados foram avaliados de forma quantitativa e qualitativa, considerando as respostas de 291 indivíduos, sendo representado por 66,3% de estudantes, 21,6% de professores e 12% de técnicos (administrativos e de laboratório). Tendo em vista que todas as afirmativas apresentavam informações reais sobre o JIF, a análise foi realizada de acordo com o percentual do total de respostas negativas para cada categoria dos avaliados, no qual, estudantes apresentaram 77,5% de respostas negativas, professores 69,4% e técnicos 83,6%, o que representa o desconhecimento da própria comunidade do IFPR em relação ao JIF – etapa nacional. Conclusão: Este e demais dados analisados reafirmam a necessidade de se lutar por uma política esportiva mais valorizada e consolidada nos IFs, fazer com que seja compreendido que investir em políticas esportivas nestas instituições também é uma política de permanência e êxito de tantos alunos que compreendem o esporte como formador de indivíduos críticos e desenvolvidos.

  • Palavras-chave
  • Jogos das Instituições Federais; Políticas Esportivas; Instituto Federal do Paraná
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas de Esporte
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É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)