Introdução: O fisiculturismo é uma modalidade esportiva existente há mais de 100 anos e que vem conquistando gradativamente interesse do mercado fitness brasileiro, sobretudo pelo crescente faturamento, embora ainda seja carente de políticas públicas que possam amparar o cotidiano de inúmeros atletas.
Objetivo: Nesse sentido, o presente trabalho visa problematizar as dificuldades que acometem o cotidiano de um atleta de fisiculturismo no tocante à realização dos treinos, competições e falta de investimentos do setor público com vistas a conscientizar a sociedade acerca da manifestação e da necessidade de investimentos de setores municipais, estaduais e federais.
Metodologia: Para tanto, assumo a autonarrativa como caminho para acionar minha própria memória de atleta de fisiculturismo, com 10 anos de experiência na modalidade, na expectativa de que, futuramente, outras narrativas possam ser acionadas e confrontadas no intuito de ampliar os dados acerca das problemáticas que tocam esse campo.
Resultados (completos ou parciais): Apesar do crescimento exponencial pela modalidade, tanto de atletas quanto do mercado fitness que investe pesado na mídia brasileira com a finalidade de captar novos consumidores da modalidade, nota-se a escassez de políticas públicas que auxiliem os atletas em sua prática esportiva, dados os inúmeros investimentos pessoais a serem realizados, como a filiação a federações, a inscrição em eventos, o bronzeamento, os deslocamentos e a estadia para as competições.
Conclusão (ou encaminhamento): Assim, a narrativa pessoal que ora apresento, com base em anos de experiência na modalidade, acena para o exercício de uma prática esportiva ainda carente de visibilidade social e investimentos públicos, e também privados, haja vista que o mercado fitness busca angariar recursos com a modalidade, mas raramente investe no atleta que dedica sua vida à modalidade. Daí ser necessário conscientizar pessoas acerca da necessidade de amparar o atleta de fisiculturismo com investimentos, sejam oriundos de setores municipais, estaduais ou federais a partir de políticas públicas que incluam esse esporte em sua agenda.
É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.
Comissão Científica
Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)
Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)
Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)
Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)
Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)
Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)
Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)
Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)