FONTES DE RECURSOS E, ENGAJAMENTO EM REDES SOCIAIS E EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DE EQUIPES PARTICIPANTES DA LIGA NACIONAL DE FUTSAL 2021

  • Autor
  • João Paulo Gonçalves da Costa Silva
  • Co-autores
  • Edson Hirata
  • Resumo
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    Introdução: O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, tanto profissionalmente, quanto na prática amadora, no qual o país se destaca como um dos pioneiros da modalidade. Em 1996 houve a criação da Liga futsal pela Confederação Brasileira de futsal, contudo em 2014 os clubes da liga decidiram criar uma liga independente chamada Liga Nacional de Futsal. Objetivo: O estudo objetivou verificar se há relação entre o tipo de clube, fontes de recursos, engajamento em redes sociais e exposição midiática das equipes participantes da Liga do ano de 2021. Metodologia: utilizou-se da pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo, que se utilizou da análise documental, foram coletados e analisados os seguintes dados: 1) caracterização dos clubes (cidade-sede e população do município); 2) possíveis fontes de renda dos clubes (patrocínios, apoios, programas de associação e venda de produtos) no ano de 2021 apresentadas em seus sites e redes sociais oficiais; 3) número de seguidores nas redes sociais dos clubes (Instagram, Facebook, YouTube e Twitter); 4) quantidade de vezes que os clubes tiveram seus jogos transmitidos e por qual meio.  Resultados (completos ou parciais): às características das cidades dos clubes participantes da Liga, são cidades de pequeno porte II 13,04%, médio porte 26,09%, grande porte 47,83% e metrópoles 13,04%. Dentre esses clubes observamos três tipos, os específicos, de futebol e sócio-esportivos, onde clubes sócio-esportivos e de futebol possuem um menor número de patrocinadores, quando comparados com clubes específicos. Percebemos um possível impacto das redes sociais nas transmissões de TV, onde clubes com maior número de seguidores tiveram mais jogos transmitidos, valorizando a marca do clube o que facilita negociações em busca de patrocínios. Conclusão (ou encaminhamento): concluímos que clubes sócio-esportivos e de futebol possuem menor quantidade de patrocínios, quando comparados aos clubes específicos, assim como clubes com maior número de seguidores nas redes sociais tiveram mais jogos transmitidos em canais de maior prestígio e alcance, como TVs abertas e fechadas. Contatou-se que, como no basquete, no futsal clubes com vínculo com o futebol, possuem maior número de transmissões de jogos, por canais de TVs, redes sociais e streaming. 

  • Palavras-chave
  • Futsal, Gestão do Esporte, marketing Esportivo;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física
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É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)