EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CURSOS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

  • Autor
  • Aline Mendes de Lima
  • Co-autores
  • Anna Sophia Pussi , Carla Eloise Costa , Juliana Dias Breves , Giuliano Gomes de Assis Pimentel
  • Resumo
  • Introdução: O paradesporto é um importante facilitador no processo de inclusão social. No entanto, ainda não está consolidado enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física escolar ou em projetos esportivos sociais (SERON; GUEGUOL, 2020). Nesse sentido, evidencia-se a importância de cursos de formação que ajudem a preparar os professores em relação a educação especial. Objetivo: promover conhecimentos em Educação Física Adaptada e Educação Especial a professores das redes de ensino dos municípios de Bom Sucesso, Tuneiras do Oeste e Alto Paraná por meio de um curso de formação. Metodologia: foram realizados cursos de formação nessas respectivas cidades, com duração média de 6 horas. Para verificação da aprendizagem e conhecimento gerado aos professores foi aplicado um questionário de elaboração própria, com base em Aguiar e Duarte (2005) e Poças (2009). Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS versão 20, e o Teste Wilcoxon para dados pareados. Resultados: participaram do curso de formação 66 pessoas, sendo 54 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com formação em Pedagogia e Educação Física. Além dos feedbacks positivos dos professores ao final do curso, a análise estatística demonstrou diferença significativa (p<0,01) entre o pré e o pós teste, o que demonstra que após o curso a percepção de nível de conhecimento em Educação Física Adaptada ou Educação Especial aumentou. Conclusão: promover conhecimento acerca do Paradesporto e Educação Especial contribui para instrumentalização e preparação para a atuação prática dos professores, além de proporcionar mais discussões sobre o assunto, minimizando preconceitos que envolvem as pessoas com deficiência.

  • Palavras-chave
  • Paradesporto, Educação Especial, Curso de formação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Física
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É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)