Extensão Universitária como política curricular e a formação inicial em Educação Física

  • Autor
  • Fernando Lazaretti Onorato Silva
  • Co-autores
  • Catarina Messias Alves , Lorena Mota Catabriga , Vânia de Fatima Matias de Souza
  • Resumo
  • Introdução: As relações subjetivas e objetivas que subsidiam e alicerçam a construção do “ser professor” em sua área de atuação, decorre de experiências vivenciadas no campo teórico, estabelecidas na formação inicial,   como ação formativa, desenvolvida a partir de um contexto específico na/pela organização material e com regras de funcionamento, consolidadas no campo da práxis efetivação dessa teoria (MARCELO GARCIA, 1999). A formação inicial passa a configurar-se como uma ação educativa que possibilita, por meio das experimentações, a transformação social, resultante das mediações decorrentes do campo de imersão teórico-prático, subjetivadas pela representação da figura do professor. Da configuração posta, a extensão universitária, como mecanismo de efetivação da função social da universidade, apresenta-se como caminho para um processo formativo dotado de sentidos e significados.  Objetivo: Analisar as possíveis influências da extensão universitária como política curricular na formação inicial em educação física na construção do ser docente. Metodologia:  Adotou-se a análise documental, como forma de identificar o sentido e o significado conceitual da formação de professores, identidade docente e extensão universitária nas políticas educacionais federais e institucionais sobre a temática. Resultados: Das evidências documentais constatadas   na Resolução CNE/CP n. 02/2019 (BRASIL, 2019) e Resolução CNE/CES n. 07/2018 (BRASIL, 2018), evidencia-se uma convergência na formação inicial centrada nas habilidades e competências, vinculando-se aos constructos  formativos trazidos pelos organismos internacionais (OI), subscritos nos ODS da Agenda 2030. Conclusão: Dos achados entre a proximidade das Resoluções com foco na formação docente, evidenciaram-se as indicações dos OI como determinantes no processo de formulação de políticas nacionais. Atreladas a formação de um sujeito, em atendimento as demandas do mercado de trabalho, e no caso do profissional de educação física, a formação inicial centrada no atendimento mercadológico, sendo adotada a extensão universitária como política curricular, agregada na obrigatoriedade da matriz curricular reitera as condições (im)postas pelos OI.

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas, Curricularização da Extensão, Formação Inicial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Física
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É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)