BRINCADEIRA COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

  • Autor
  • Ana Amélia Anzolin
  • Co-autores
  • Cristiany Schultz , Andressa Karine dos Santos Gino , Fernanda Piasecki Fazolli , Angela Maria Ruffo
  • Resumo
  • Introdução: Todo ser humano em algum momento da vida já passou ou irá passar pelo processo de internação hospitalar, considerado em alguns casos, momento intenso e muitas vezes doloroso. O momento de internação se difere quando o paciente é adulto ou criança. O processo de internação pode gerar grande impacto na vida do indivíduo, quando se trata de uma criança. O processo deve ser humanizado e a equipe estar preparada para lidar com as diferentes situações decorrentes a este período na vida da criança. Neste momento, a atuação e intervenção do profissional de educação física se faz necessário promovendo o bem estar no ambiente, possibilitando a humanização e valorização do sujeito inserido no contexto hospitalar. Objetivo: Discutir a brincadeira como instrumento terapêutico no ambiente hospitalar complementando no processo de recuperação, um recurso terapêutico. Metodologia: Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica fundamentada por meio de teorias e ideias que possam ser utilizadas no processo de internação de crianças e adolescentes. Utilizou-se para a realização desta investigação, artigos científicos e referenciais bibliográficos. Utilizamos como base de dados Scileo, Lilacs e Biblioteca on line Pearson. Os principais descritores utilizados foram atividades recreativas, brinquedoteca e Educação Física. Resultados: A brincadeira no ambiente hospitalar proporciona a descontração e aproxima a convivência entre os enfermos que participam da brinquedoteca e devem ser planejadas de forma que respeite os limites da criança, focando na autonomia e motivação da mesma, tirando o foco do tratamento e a rotina dos procedimentos clínicos promovendo processo de recuperação mais sadia e prazerosa. Conclusão: É evidente que as atividades recreativas são fundamentais no ambiente hospitalar para desenvolver e reabilitar as crianças em processo de recuperação, podendo atender os adultos, idosos, qualquer que seja que esteja nessa fase hospitalar. Ressaltamos a importância da atuação do profissional de Educação Física no ambiente hospitalar, apresentando desempenho para fins terapêuticos, tendo como objetivo diminuir o sofrimento destes.

  • Palavras-chave
  • Atividades recreativas, Ambiente Hospitalar, Educação Física
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física
Voltar

É com muita satisfação que publicamos os trabalhos aprovados e apresentados no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), realizado na cidade de Maringá - PR entre os dias 30 e 31 de março de 2023.

  • Educação Física
  • Políticas de Esporte
  • Políticas de Lazer
  • Políticas de Saúde
  • Estudos socioculturais do esporte, lazer e Educação Física

Comissão Científica

Prof. Dr. Alisson Bertão Machado (IFPR)

Profa. Ms. Andressa Peloi Bernabé (UEM / Uningá)

Profa. Ms. Fernanda GImenez Milani (Uningá)

Prof. Dr. Edson Hirata (UTFPR)

Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo (UEM)

Prof. Ms. João Paulo Melleiro Malagutti (UEM)

Profa. Ms. Márcia Franciele Spies (UFPR / Prefeitura de Toledo)

Prof. Dr. Rafael Octaviano de Souza (UEM / Prefeitura de Paranavaí)