“o ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. Vygotsky (1984)

 

Entre os dias 17 e 18 de novembro, aconteceu o III Workshop GEPEID, e foi intitulado: "A Educação Infantil, o Cuidar, o Brincar e o Educar: entre o pensado e o vivido na contemporaneidade", realizado pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docência na Universidade Federal da maranhão – UFMA, no Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado na Cidade Universitária Dom Delgado. O evento teve como meta a ampliação de espaços para discussões de temas relevantes sobre Infância e Educação Infantil e em especial nessa edição sobre o Brincar em suas diversas possibilidades. Divido em Grupos de trabalhos, todos ligados a temática em tela relacionadas diretamente com a Educação Infantil, contou palestras de abertura e encerramento, apresentações de pesquisas e relatos de experiencias e oficinas.

Com o objetivo de propor estratégias de aproximação e participação entre a Universidade e as instituições públicas de educação infantil, esse propósito foi cumprido, tivemos contibuições significativas vindo da UFSCar compus de Sorocaba, UNIR e UEMA, dos profissionais da rede municipal da grade Ilha, Codó, Grajaú, Graduando e mestrandos. Essas trocas de experiências foram significativa para alavancar e estimular mais eventos dessa natureza.

Aqui neste anais se encontram os resumos expandidos apresentados durante a realização do evento.

Desejamos uma boa e prazerosa leitura!
 

ISSN: 2965-8217

São Luís-MA, fevereiro de 2024

 

José Carlos de Melo

Coordenador Geral do evento e do GEPEID

1. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

No III Workshop do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID UFMA, poderão ser inscritos trabalhos no formato de resumo expandido, no período de 15 de julho de 2023 a 08 de setembro de 2023, para apresentação na forma de Pôster Digital.

Serão considerados pela Comissão Científica os trabalhos (Resumo Expandido) que se pautarem pelas normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições:

Quantidade máxima de trabalhos como autor principal: 01 (um).

Quantidade máxima de trabalhos como co-autor: 01 (um).

Quantidade máxima de participantes por trabalho: 04 (Quatro) participantes (incluindo 01 autor, 02 co-autores e 01 orientador).

O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) submetido(s) deverão indicar, no momento do envio do arquivo, quem irá apresentar o trabalho (Pôster Digital) e qual Grupo de Trabalho está vinculado: GT1: Formação inicial e continuada de educadores na Educação Infantil; GT2: Educação Infantil, brincadeiras e interações; GT3: Educação Infantil e Brincadeiras Tecnológicas; GT4: Educação Inclusiva na Educação Infantil; GT5: Relações étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Educação Infantil.

Obs.: A submissão deverá ser feita apenas pelo/a autor/a do trabalho e só será validada e encaminhada para avaliação MEDIANTE A COMPENSAÇÃO DO PAGAMENTO DOS AUTORES E CO-AUTORES. A modalidade de submissão de trabalhos é assim especificada: Resumos Expandidos que serão apresentados em formato de Pôster Digital. As apresentações nesta modalidade são de trabalhos resultantes de pesquisas e/ou relatos de experiências com conclusões parciais ou finais, relacionados às temáticas do evento, bem como resultados de trabalhos realizados em forma de pesquisa em disciplinas acadêmicas.

1.1 DA INSCRIÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Enviar o resumo expandido que será apresentado em formato de pôster eletrônico por meio de dois arquivos: versão identificada em PDF (com autores) e versão não identificada (sem autores) em word, conforme as seguintes especificações:

a) Resumo Expandido: O Resumo expandido, poderá conter até 04 páginas incluindo as referências. No resumo expandido obrigatoriamente precisará conter: Título, introdução, objetivos, questão/problema de pesquisa, procedimentos metodológicos, resultados obtidos, considerações e Referências. Quanto a formatação deverá ser em Papel A4, esquerda 3,0 cm com margem superior, inferior e direita, 2,0 cm. Fonte Arial 12, espaçamento simples e alinhamento justificado. Título em negrito, maiúscula, separado do texto por um espaço. Ao final do resumo incluir 03 (três) palavras – chave. Em seguida as referências utilizadas no resumo.

b) Apresentação dos Pôsteres em formato digital: A produção será em formato digital com uso de até 08 slides, preferencialmente Power Point salvo em PDF e poderão ser usadas figuras, mapas, tabelas, gráficos e outros recursos visuais que se fizerem necessários. Estrutura dos slides: Utilização Template predefinido pelo evento; Cabeçalho contendo: título, nome(s) do/a (s) autor/a (s) e da(s) instituição(ões); Introdução; Objetivos; Questão/Problema de pesquisa; Procedimentos Metodológicos; Resultados/ Considerações; Referências (usar somente as referências citadas no trabalho).

c) Tempo de apresentação: o tempo de apresentação será de no máximo 15 minutos. Após à apresentação do trabalho haverá 05 minutos destinados para debates, questionamentos e sugestões referente ao resumo expandido apresentado.

d) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Os resumos expandidos submetidos (pôsteres digitais) serão analisados pela Comissão Científica com base nos seguintes critérios: Relevância do trabalho para o GT no qual se encontra submetido; Articulação lógica, teórica e metodológica no desenvolvimento do texto; Consistência das argumentações; Originalidade e contribuição para a área de conhecimento; Clareza e adequação às normas ortográficas; Formatação conforme a ABNT.

e) CRITÉRIOS DE APRESENTAÇÃO Cada resumo expandido deverá ser apresentado pelo autor indicado no ato da submissão, devendo ser respeitada sua programação, a qual será publicada após aprovação dos trabalhos. Os autores dos resumos expandidos aprovados devem enviar os slides no período de 31 de outubro a 01 de novembro de 2023 impreterivelmente para o e-mail: iiiworkshopgepeid@gmail.com ,a fim de contribuir na organização do evento. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO NO PRAZO.

f) PUBLICAÇÃO Os resumos expandidos aceitos e apresentados no III Workshop do GEPEID - “A EDUCAÇÃO INFANTIL, O CUIDAR, O BRINCAR E O EDUCAR: entre o pensado e o vivido na contemporaneidade”, serão publicados nos anais do evento e disponibilizados, no site posteriormente.

g) CERTIFICADOS Cada inscrito receberá certificado de participação. O certificado terá um total de 20 horas e será disponibilizado no site do evento. Todos os autores e co-autores de trabalhos apresentados receberão certificados, mediante a assinatura na lista de frequência no dia da apresentação, sendo mencionado o título da apresentação e modalidade de exposição. Os participantes inscritos em oficina também receberão certificados.

Obs.: A comissão organizadora não fará devolução do valor de inscrição aos participantes que não comparecerem ao evento.

  • GT1: Formação inicial e continuada de educadores na Educação Infantil
  • GT2: Educação Infantil, brincadeiras e interações
  • GT3: Educação Infantil e Brincadeiras Tecnológicas
  • GT4: Educação Inclusiva na Educação Infantil
  • GT5: Relações étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Educação Infantil

Comissão Organizadora

iii Workshop do GEPEID

Comissão Científica

Prof. Dr. Jose Carlos de Melo – UFMA – Presidente da Comissão

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente - UNITINS

Profª. Dra. Josélia Gomes Neves - UNIR

Profª. Dra. Edith Maria Batista Ferreira - UFMA

Profª. Dra. Maria Walburga dos Santos - UFSCAR

Prof. Dr. Antonio de Assis Cruz Nunes - UFMA

Profª. Dra Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes - UFMA

Profª. Dra. Karla Cristina Silva Sousa - UFMA

Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti - UFPI

Prof. Dr. Luiz Henrique Portela Faria - UPM

Prof. Dr. Vlademir Marim - UFU

Profª. Dra. Lucélia Tavares Guimaraes - UEMS

Profª. Dra. Monica Moreira de Oliveira Torres - UNEB

Profª. Dra. Nilceia Saldanha Carneiro – SEDUC-MT

Profª. Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - UFMA

Profª. Dra Tacyana Karla Gomes Ramos – UFS

Profª. Dra Fabiana Oliveira Canavieira - UFMA

Profª. Dra. Hercilia Maria de Moura - UFMA

Profª. Dra. Marilda da Conceição Martins – UFMA

Profª. Dra. Alda Margarete Silva Farias Santiago - UFMA

Profª. Dra. Maria do Carmo Alves Da Cruz – UFMA

 

Comissão Organizadora

José Carlos de Melo

Comissão Científica

Prof. Dr. Jose Carlos de Melo – UFMA – Presidente da Comissão

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente - UNITINS

Profª. Dra. Josélia Gomes Neves - UNIR

Profª. Dra. Edith Maria Batista Ferreira - UFMA

Profª. Dra. Maria Walburga dos Santos - UFSCAR

Prof. Dr. Antonio de Assis Cruz Nunes - UFMA

Profª. Dra Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes - UFMA

Profª. Dra. Karla Cristina Silva Sousa - UFMA

Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti - UFPI

Prof. Dr. Luiz Henrique Portela Faria - UPM

Prof. Dr. Vlademir Marim - UFU

Profª. Dra. Lucélia Tavares Guimaraes - UEMS

Profª. Dra. Monica Moreira de Oliveira Torres - UNEB

Profª. Dra. Nilceia Saldanha Carneiro – SEDUC-MT

Profª. Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - UFMA

Profª. Dra Tacyana Karla Gomes Ramos – UFS

Profª. Dra Fabiana Oliveira Canavieira - UFMA

Profª. Dra. Hercilia Maria de Moura - UFMA

Profª. Dra. Marilda da Conceição Martins – UFMA

Profª. Dra. Alda Margarete Silva Farias Santiago - UFMA

Profª. Dra. Maria do Carmo Alves Da Cruz – UFMA

 

Periodicidade da publicação:
Publicação anual

Idioma aceito aos artigos:
Português

Autor corporativo 

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805