“o ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. Vygotsky (1984)
Entre os dias 17 e 18 de novembro, aconteceu o III Workshop GEPEID, e foi intitulado: "A Educação Infantil, o Cuidar, o Brincar e o Educar: entre o pensado e o vivido na contemporaneidade", realizado pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docência na Universidade Federal da maranhão – UFMA, no Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado na Cidade Universitária Dom Delgado. O evento teve como meta a ampliação de espaços para discussões de temas relevantes sobre Infância e Educação Infantil e em especial nessa edição sobre o Brincar em suas diversas possibilidades. Divido em Grupos de trabalhos, todos ligados a temática em tela relacionadas diretamente com a Educação Infantil, contou palestras de abertura e encerramento, apresentações de pesquisas e relatos de experiencias e oficinas.
Com o objetivo de propor estratégias de aproximação e participação entre a Universidade e as instituições públicas de educação infantil, esse propósito foi cumprido, tivemos contibuições significativas vindo da UFSCar compus de Sorocaba, UNIR e UEMA, dos profissionais da rede municipal da grade Ilha, Codó, Grajaú, Graduando e mestrandos. Essas trocas de experiências foram significativa para alavancar e estimular mais eventos dessa natureza.
Aqui neste anais se encontram os resumos expandidos apresentados durante a realização do evento.
Desejamos uma boa e prazerosa leitura!
ISSN: 2965-8217
São Luís-MA, fevereiro de 2024
José Carlos de Melo
Coordenador Geral do evento e do GEPEID
1. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
No III Workshop do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID UFMA, poderão ser inscritos trabalhos no formato de resumo expandido, no período de 15 de julho de 2023 a 08 de setembro de 2023, para apresentação na forma de Pôster Digital.
Serão considerados pela Comissão Científica os trabalhos (Resumo Expandido) que se pautarem pelas normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições:
Quantidade máxima de trabalhos como autor principal: 01 (um).
Quantidade máxima de trabalhos como co-autor: 01 (um).
Quantidade máxima de participantes por trabalho: 04 (Quatro) participantes (incluindo 01 autor, 02 co-autores e 01 orientador).
O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) submetido(s) deverão indicar, no momento do envio do arquivo, quem irá apresentar o trabalho (Pôster Digital) e qual Grupo de Trabalho está vinculado: GT1: Formação inicial e continuada de educadores na Educação Infantil; GT2: Educação Infantil, brincadeiras e interações; GT3: Educação Infantil e Brincadeiras Tecnológicas; GT4: Educação Inclusiva na Educação Infantil; GT5: Relações étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Educação Infantil.
Obs.: A submissão deverá ser feita apenas pelo/a autor/a do trabalho e só será validada e encaminhada para avaliação MEDIANTE A COMPENSAÇÃO DO PAGAMENTO DOS AUTORES E CO-AUTORES. A modalidade de submissão de trabalhos é assim especificada: Resumos Expandidos que serão apresentados em formato de Pôster Digital. As apresentações nesta modalidade são de trabalhos resultantes de pesquisas e/ou relatos de experiências com conclusões parciais ou finais, relacionados às temáticas do evento, bem como resultados de trabalhos realizados em forma de pesquisa em disciplinas acadêmicas.
1.1 DA INSCRIÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS
Enviar o resumo expandido que será apresentado em formato de pôster eletrônico por meio de dois arquivos: versão identificada em PDF (com autores) e versão não identificada (sem autores) em word, conforme as seguintes especificações:
a) Resumo Expandido: O Resumo expandido, poderá conter até 04 páginas incluindo as referências. No resumo expandido obrigatoriamente precisará conter: Título, introdução, objetivos, questão/problema de pesquisa, procedimentos metodológicos, resultados obtidos, considerações e Referências. Quanto a formatação deverá ser em Papel A4, esquerda 3,0 cm com margem superior, inferior e direita, 2,0 cm. Fonte Arial 12, espaçamento simples e alinhamento justificado. Título em negrito, maiúscula, separado do texto por um espaço. Ao final do resumo incluir 03 (três) palavras – chave. Em seguida as referências utilizadas no resumo.
b) Apresentação dos Pôsteres em formato digital: A produção será em formato digital com uso de até 08 slides, preferencialmente Power Point salvo em PDF e poderão ser usadas figuras, mapas, tabelas, gráficos e outros recursos visuais que se fizerem necessários. Estrutura dos slides: Utilização Template predefinido pelo evento; Cabeçalho contendo: título, nome(s) do/a (s) autor/a (s) e da(s) instituição(ões); Introdução; Objetivos; Questão/Problema de pesquisa; Procedimentos Metodológicos; Resultados/ Considerações; Referências (usar somente as referências citadas no trabalho).
c) Tempo de apresentação: o tempo de apresentação será de no máximo 15 minutos. Após à apresentação do trabalho haverá 05 minutos destinados para debates, questionamentos e sugestões referente ao resumo expandido apresentado.
d) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS
Os resumos expandidos submetidos (pôsteres digitais) serão analisados pela Comissão Científica com base nos seguintes critérios: Relevância do trabalho para o GT no qual se encontra submetido; Articulação lógica, teórica e metodológica no desenvolvimento do texto; Consistência das argumentações; Originalidade e contribuição para a área de conhecimento; Clareza e adequação às normas ortográficas; Formatação conforme a ABNT.
e) CRITÉRIOS DE APRESENTAÇÃO Cada resumo expandido deverá ser apresentado pelo autor indicado no ato da submissão, devendo ser respeitada sua programação, a qual será publicada após aprovação dos trabalhos. Os autores dos resumos expandidos aprovados devem enviar os slides no período de 31 de outubro a 01 de novembro de 2023 impreterivelmente para o e-mail: iiiworkshopgepeid@gmail.com ,a fim de contribuir na organização do evento. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO NO PRAZO.
f) PUBLICAÇÃO Os resumos expandidos aceitos e apresentados no III Workshop do GEPEID - “A EDUCAÇÃO INFANTIL, O CUIDAR, O BRINCAR E O EDUCAR: entre o pensado e o vivido na contemporaneidade”, serão publicados nos anais do evento e disponibilizados, no site posteriormente.
g) CERTIFICADOS Cada inscrito receberá certificado de participação. O certificado terá um total de 20 horas e será disponibilizado no site do evento. Todos os autores e co-autores de trabalhos apresentados receberão certificados, mediante a assinatura na lista de frequência no dia da apresentação, sendo mencionado o título da apresentação e modalidade de exposição. Os participantes inscritos em oficina também receberão certificados.
Obs.: A comissão organizadora não fará devolução do valor de inscrição aos participantes que não comparecerem ao evento.
Comissão Organizadora
iii Workshop do GEPEID
Comissão Científica
Prof. Dr. Jose Carlos de Melo – UFMA – Presidente da Comissão
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente - UNITINS
Profª. Dra. Josélia Gomes Neves - UNIR
Profª. Dra. Edith Maria Batista Ferreira - UFMA
Profª. Dra. Maria Walburga dos Santos - UFSCAR
Prof. Dr. Antonio de Assis Cruz Nunes - UFMA
Profª. Dra Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes - UFMA
Profª. Dra. Karla Cristina Silva Sousa - UFMA
Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti - UFPI
Prof. Dr. Luiz Henrique Portela Faria - UPM
Prof. Dr. Vlademir Marim - UFU
Profª. Dra. Lucélia Tavares Guimaraes - UEMS
Profª. Dra. Monica Moreira de Oliveira Torres - UNEB
Profª. Dra. Nilceia Saldanha Carneiro – SEDUC-MT
Profª. Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - UFMA
Profª. Dra Tacyana Karla Gomes Ramos – UFS
Profª. Dra Fabiana Oliveira Canavieira - UFMA
Profª. Dra. Hercilia Maria de Moura - UFMA
Profª. Dra. Marilda da Conceição Martins – UFMA
Profª. Dra. Alda Margarete Silva Farias Santiago - UFMA
Profª. Dra. Maria do Carmo Alves Da Cruz – UFMA
Comissão Organizadora
José Carlos de Melo
Comissão Científica
Prof. Dr. Jose Carlos de Melo – UFMA – Presidente da Comissão
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente - UNITINS
Profª. Dra. Josélia Gomes Neves - UNIR
Profª. Dra. Edith Maria Batista Ferreira - UFMA
Profª. Dra. Maria Walburga dos Santos - UFSCAR
Prof. Dr. Antonio de Assis Cruz Nunes - UFMA
Profª. Dra Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes - UFMA
Profª. Dra. Karla Cristina Silva Sousa - UFMA
Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti - UFPI
Prof. Dr. Luiz Henrique Portela Faria - UPM
Prof. Dr. Vlademir Marim - UFU
Profª. Dra. Lucélia Tavares Guimaraes - UEMS
Profª. Dra. Monica Moreira de Oliveira Torres - UNEB
Profª. Dra. Nilceia Saldanha Carneiro – SEDUC-MT
Profª. Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - UFMA
Profª. Dra Tacyana Karla Gomes Ramos – UFS
Profª. Dra Fabiana Oliveira Canavieira - UFMA
Profª. Dra. Hercilia Maria de Moura - UFMA
Profª. Dra. Marilda da Conceição Martins – UFMA
Profª. Dra. Alda Margarete Silva Farias Santiago - UFMA
Profª. Dra. Maria do Carmo Alves Da Cruz – UFMA
Periodicidade da publicação:
Publicação anual
Idioma aceito aos artigos:
Português
Autor corporativo
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805