Lesões provocadas por mordidas são frequentemente observadas em homicídios, crimes sexuais, casos de violência doméstica e maus tratos infantil, nos quais o agressor morde sua vítima ou, mais raramente, quando a vítima, tentando se defender, morde o agressor. As marcas de mordidas possuem características individualizadoras, que podem ser utilizadas na identificação da pessoa que provocou a lesão, partindo-se do pressuposto de que a dentadura é única para cada indivíduo. A base científica da análise de impressões dentárias é enraizada na presença da individualidade da dentadura humana. A singularidade das mordeduras revela-se nos seus formatos (ovais, elípticos ou circulares), tamanhos e em algumas características específicas de profundidade da incisão, laceração, tipo de deslocamento de tecido, objeto ou alinhamento, grau de rotação de unidades dentárias, fraturas, anomalias de forma, número. O grande desafio da análise das marcas de mordida continua a ser a distorção que pode ser provocada por diversos fatores. A evolução das técnicas de análise tem contribuído para ultrapassar determinados problemas a fim de que identificações mais precisas sejam efetuadas. Esse trabalho representa a prática pericial realizada no Instituto Médico Legal do Estado do Amazonas com o auxílio de softwares para manipular as imagens com o objetivo de realizar o confronto entre a impressão coletada na vítima e o provável agressor. Dentre as técnicas disponíveis na literatura, as sobreposições obtidas por computador são confiáveis aproximando-se da realidade comparadas com técnicas clássicas.
PRESIDENTES E DIRETORES DO X CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DA UEA
Jessica Mie Ferreira Koyama Takahashi
Presidente Docente
José Victor Duarte Franco
Presidente Discente
Maria Cecília Caldas Giorgi
Diretora Docente - Científica
Apollo de Souza Conceição
Diretor Discente - Científica
Adriana Beatriz Silveira Pinto
Diretora Docente - Secretaria
Pollyana Moraes Silva
Diretora Discente - Secretaria
Myrian Salles Vieira
Diretora Docente - Marketing
Patrine Cursino Cabral
Diretora Discente - Marketing
COMISSÃO ORGANIZADORA
SECRETARIA
Aline Amazonas Souza
Amanda Gomes de Moura
Heloize Carneiro da Silva
Hilary Farias Iwata
Luanna Gabrielly Lamêgo de Oliveira
Natália da Silva Melo
Victoria de Sousa Milon
CIENTÍFICO
Amanda Alice Rodrigues Merlim
Apollo de Souza Conceição
Flávia Letícia Mendonça Pinto
Gabriela Dias de Souza
Kayteanne Costa de Oliveira
Kevellim Santos Sakamoto
Maria Eduarda Normando de Oliveira
Mariah Burlamaqui Guimarães
Natally Walflor Lopes
Pedro Henrique Lima da Costa
Pietra Bezerra Prestes
Ruan Fernandes de Almeida
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Vitória Uchôa Mesquita
Yasmim Andrade Macedo
MARKETING
Ana Carla Pires Moreira
Giovanna Pinto Wallace da Silva
Iorrana Caroline Rodrigues moura
Leticia Queiroz Oliveira
Loren Maria Oliveira Braga de Sousa
Maria Luiza Joaquina Viana dos Santos
Milla Costa Barbosa
Nádia Rosário Freitas
Patrine Cursino Cabral
Ryan Esteves
Vitória Muniz Façanha