INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica engloba uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do universitário nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Destarte, a monitoria proporciona ao aluno experiências de auxílio à docência de nível superior, contribui na formação do profissional de saúde e favorece os processos de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Apresentar a importância da monitoria dentro das universidades, auxiliando alunos, docentes e o próprio aluno-monitor, sendo parte de sua formação. MÉTODOS: Trata-se de um relato descritivo, de experiência, a respeito das vivências dos discentes como alunos-monitores na disciplina de Patologia Bucal da Universidade do Estado do Amazonas. A disciplina possui carga horária de 90 horas, distribuídas entre aulas teóricas e laboratoriais. As formas avaliativas da matéria se dividem em provas teóricas, práticas, seminários e cadernos de lâminas, onde é examinado o conhecimento do aluno acerca das doenças a nível clínico, histopatológico, imagenológico e seu tratamento. O processo seletivo para ingresso na monitoria se dá através de edital divulgado semestralmente pela universidade, com realização de uma prova teórica com assuntos relacionados à matéria de escolha. RESULTADOS: A disciplina de Patologia Bucal possui o desafio de integrar os conteúdos teóricos às interpretações histopatológicas de lesões bucais. Com isso, buscam-se recursos complementares, tais como: manual de aulas práticas, disponibilizado na sala de aula virtual, juntamente com artigos e capítulos de livros de autoria dos professores. O aluno-monitor, com a função de auxílio ao docente, adquire aprendizado único ao acompanhar a curva de conhecimento dos que estão iniciando na disciplina. CONCLUSÃO: A presença do aluno como monitor em disciplinas da graduação mostra-se de grande importância em sua formação, sendo uma experiência de contato com práticas docentes diárias, como organização de notas e participação em avaliações teóricas e práticas, preparando-o para a carreira acadêmica.
PRESIDENTES E DIRETORES DO X CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DA UEA
Jessica Mie Ferreira Koyama Takahashi
Presidente Docente
José Victor Duarte Franco
Presidente Discente
Maria Cecília Caldas Giorgi
Diretora Docente - Científica
Apollo de Souza Conceição
Diretor Discente - Científica
Adriana Beatriz Silveira Pinto
Diretora Docente - Secretaria
Pollyana Moraes Silva
Diretora Discente - Secretaria
Myrian Salles Vieira
Diretora Docente - Marketing
Patrine Cursino Cabral
Diretora Discente - Marketing
COMISSÃO ORGANIZADORA
SECRETARIA
Aline Amazonas Souza
Amanda Gomes de Moura
Heloize Carneiro da Silva
Hilary Farias Iwata
Luanna Gabrielly Lamêgo de Oliveira
Natália da Silva Melo
Victoria de Sousa Milon
CIENTÍFICO
Amanda Alice Rodrigues Merlim
Apollo de Souza Conceição
Flávia Letícia Mendonça Pinto
Gabriela Dias de Souza
Kayteanne Costa de Oliveira
Kevellim Santos Sakamoto
Maria Eduarda Normando de Oliveira
Mariah Burlamaqui Guimarães
Natally Walflor Lopes
Pedro Henrique Lima da Costa
Pietra Bezerra Prestes
Ruan Fernandes de Almeida
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Vitória Uchôa Mesquita
Yasmim Andrade Macedo
MARKETING
Ana Carla Pires Moreira
Giovanna Pinto Wallace da Silva
Iorrana Caroline Rodrigues moura
Leticia Queiroz Oliveira
Loren Maria Oliveira Braga de Sousa
Maria Luiza Joaquina Viana dos Santos
Milla Costa Barbosa
Nádia Rosário Freitas
Patrine Cursino Cabral
Ryan Esteves
Vitória Muniz Façanha