A pandemia da covid 19 trouxe consigo mudanças em todos os âmbitos da sociedade. Na Universidade do Estado do Amazonas foi implementado o ensino híbrido como forma de minimizar prejuízos na aprendizagem e perdas de períodos letivos. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos alunos das matérias de Estágio I e II sobre o ensino híbrido implementado na disciplina de Dentística durante a pandemia e suas consequências nas práticas clínicas atuais. Realizou-se um estudo transversal descritivo e quantitativo através da aplicação de um questionário online. 56 acadêmicos responderam à pesquisa. A restauração citada como a mais difícil de ser executada na clínica foi a classe II. O principal motivo que causava maior dificuldade aos alunos na execução do procedimento de restauração era a técnica restauradora. Quanto ao ato de assistir aos vídeos demonstrativos, disponibilizados pelos professores no AVA, 46,4% assistiam às vezes ou não assistiam. Os motivos atribuídos pelos discentes como responsáveis por essa não visualização eram o esquecimento ou a impossibilidade de acessar aos vídeos, e a falta de tempo para visualizar. 87,5% relataram ter menor atenção nas aulas teóricas online em comparação às presenciais. 76,8% sentiram que seu aprendizado foi prejudicado pelo ensino híbrido implantado durante a pandemia e que consequentemente seu desenvolvimento prático na clínica atual também foi afetado. O ensino híbrido, de forma geral, não foi eficaz no aprendizado dos acadêmicos na disciplina de Dentística. Devido às falhas na aprendizagem durante esse período híbrido, atualmente os alunos relacionam suas dificuldades clínicas atuais como resultado desse ensino. Portanto, é importante realizar a implementação de ações e discussões sobre como minimizar as consequências desse ensino nas turmas que atendem atualmente na clínica da universidade.
PRESIDENTES E DIRETORES DO X CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DA UEA
Jessica Mie Ferreira Koyama Takahashi
Presidente Docente
José Victor Duarte Franco
Presidente Discente
Maria Cecília Caldas Giorgi
Diretora Docente - Científica
Apollo de Souza Conceição
Diretor Discente - Científica
Adriana Beatriz Silveira Pinto
Diretora Docente - Secretaria
Pollyana Moraes Silva
Diretora Discente - Secretaria
Myrian Salles Vieira
Diretora Docente - Marketing
Patrine Cursino Cabral
Diretora Discente - Marketing
COMISSÃO ORGANIZADORA
SECRETARIA
Aline Amazonas Souza
Amanda Gomes de Moura
Heloize Carneiro da Silva
Hilary Farias Iwata
Luanna Gabrielly Lamêgo de Oliveira
Natália da Silva Melo
Victoria de Sousa Milon
CIENTÍFICO
Amanda Alice Rodrigues Merlim
Apollo de Souza Conceição
Flávia Letícia Mendonça Pinto
Gabriela Dias de Souza
Kayteanne Costa de Oliveira
Kevellim Santos Sakamoto
Maria Eduarda Normando de Oliveira
Mariah Burlamaqui Guimarães
Natally Walflor Lopes
Pedro Henrique Lima da Costa
Pietra Bezerra Prestes
Ruan Fernandes de Almeida
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Vitória Uchôa Mesquita
Yasmim Andrade Macedo
MARKETING
Ana Carla Pires Moreira
Giovanna Pinto Wallace da Silva
Iorrana Caroline Rodrigues moura
Leticia Queiroz Oliveira
Loren Maria Oliveira Braga de Sousa
Maria Luiza Joaquina Viana dos Santos
Milla Costa Barbosa
Nádia Rosário Freitas
Patrine Cursino Cabral
Ryan Esteves
Vitória Muniz Façanha