A internet proporcionou um novo cenário na sociedade cercado por plataformas e redes sociais. Com isso, surgiu uma nova profissão denominada de influenciadores digitais. Essa profissão conta com a presença de vários nordestinos fazendo sucesso e ocupando os primeiros lugares nas métricas de engajamento, como Whindersson Nunes, Thaynara OG, Carlinhos Maia, Gkay e Rica de Marré.[1]
Portanto, o foco desse projeto é: o avanço da internet proporcionou uma real diversidade cultural? Esta surgiu com o discurso de ser um espaço democrático, onde os usuários podem postar e assistir o que quiserem. Pensando no âmbito cultural, isso significaria a possibilidade de indivíduos acessarem outras culturas e de outros grupos, por vezes marginalizados, expressarem suas culturas. Contudo, os algoritmos têm por função a recomendação aos usuários de conteúdos – e propagandas – de acordo com seus gostos, o que acaba por ir contra à diversidade cultural (DE MARCHI, 2023).
No Brasil, há uma hierarquização do Sudeste frente a outras regiões como o Nordeste, muito por conta dos principais grupos de mídia, como de radiodifusão, estarem concentrados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Essa concentração gerou o que foi denominado de “Invenção do Nordeste” por Durval Muniz Albuquerque Jr. (2011), invenção essa baseada em preconceitos e estereótipos acerca do Nordeste e seus habitantes.
Assim, o questionamento desse trabalho é: o advento da internet possibilitou uma “nova invenção” do Nordeste por parte dos influenciadores?
A base metodológica é a análise de conteúdo e foram selecionados três influenciadores: Whindersson Nunes, Thaynara OG e Carlinhos Maia. Respectivamente, do Piauí, do Maranhão e de Alagoas. Tanto Whindersson Nunes como Carlinhos Maia possuem altas métricas[2] e Thaynara é conhecida pelo São João da Thay[3]. Evento para mostrar, segunda a influenciadora, o Nordeste para o mundo. Eles serão analisados a partir de seus perfis no Instagram, plataforma mais utilizada pelos influenciadores[4].
Como a pesquisa está em andamento, a hipótese é que apesar dos influenciadores se proporem a trazer conteúdos de valorização da região nordestina, estes acabam por reproduzirem a lógica hegemônica por não trazerem um conteúdo crítico em relação ao porquê do Nordeste ser visto como não desenvolvido. As pesquisas, até então, também apontam que a identidade cultural é uma das razões para o engajamento dos influenciadores.
[1] FORBES. Quem influencia ou influenciadores? 2023. Disponível em < https://forbes.com.br/carreira/2023/04/quem-influencia-os-influencers-estudo-mostra-principais-nomes/#:~:text=Virg%C3%ADnia%20Fonseca%2C%20Bianca%20Andrade%20e,inspiram%20outros%20criadores%20de%20conte%C3%BAdo> Acesso: 05. Jun. 2023.
FORBES. Thaynara Og (@thaynaraog), considerada a maior snapchater do país, está entre os eleitos na categoria Influenciadores Digitais da Under 30. Twitter.2017. Disponível em: https://twitter.com/ForbesBR/status/848902631733035009 Acesso: 08. Jun. 2023.
[2] Disponível em < https://www.estadao.com.br/emais/gente/whindersson-nunes-e-2-youtuber-mais-influente-do-mundo/> e < https://www.meioemensagem.com.br/midia/brasil-tem-quatro-youtubers-entre-os-dez-mais-influentes>, Acesso: 01 set. 2023
[2] Disponível em < https://www.meioemensagem.com.br/midia/whindersson-e-mais-influente-do-video-brasileiro>, Acesso: 01 set. 2023
[2] Disponível vem: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2018/08/brasileiro-carlinhos-maia-e-o-segundo-mais-popular-do-mundo-no-instagr.html> , Acesso em: 06 jul. 2021
[3] VEJA. Quem é Thaynara OG, a primeira estrela nacional do Snapchat. Disponível em: https://veja.abril.com.br/cultura/quem-e-thaynara-og-a-primeira-estrela-nacional-do-snapchat/, Acesso: 06 jul. 2021
[3] Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-36710089, Acesso: 02 out. 2023
[3] Disponível em https://www.unicef.org/brazil/thaynara-og, Acesso: 02 out. 2023
[3] Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/videos/thaynara-og-identidade-regional-conexao-global, Acesso: 02 out. 2023
[4] Mídia Dados. Influenciadores - Qual sua principal rede de atuação? Disponível em https://midiadados.gm.org.br/midia_digital/midia_digital_influencers, Acesso 23 ago. 2023.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)