A BONECA QUE TINHA DONO: O LIVE ACTION DA BARBIE COMO ESTRATÉGIA DO IMPÉRIO DA MATTEL

  • Autor
  • Renata Pyrrho Nascimento
  • Co-autores
  • Diego de Oliveira Bezerra , Lara Alves da Escóssia , Thainá Trajano da Fonsêca Santos , Daniel Dantas Lemos
  • Resumo
  • É nossa proposta nesta comunicação utilizar a Análise Crítica do Discurso (ACD) para aprofundar temas abordados em Barbie", filme dirigido por Greta Gerwig em 2023. No recorte apresentado, discutimos como o longa utiliza estratégias como forma de propaganda para incorporar ao discurso da Mattel, empresa estadunidense de brinquedos e entretenimento, questões críticas relacionadas à sociedade machista como forma de adaptação para lucrar, tendo em vista as consecutivas quedas das ações da marca no mercado financeiro.

    Consideramos que a noção de contexto, conforme discutida por van Dijk (2020), adequada para situar nossas análises sobre a questão proposta uma vez que ajuda a entender  de que modo o poder se relaciona com o texto e com a fala e, mais geralmente, de que modo o discurso reproduz a estrutura social” (Van Dijk, 2020, p. 7). 

    Nessa análise crítica do filme da Barbie (2023) pretendemos descrever as estratégias voltadas para a nostalgia podem contribuir na manutenção das situações de violência e abuso de poder contra as mulheres.

    Ao longo dos anos, a Mattel se apropriou de diversos discursos procurando aderir àqueles que fossem mais lucrativos de acordo com cada época.  O filme segue a mesma lógica discursiva do lançamento de bonecas fora do tradicional padrão estético da Barbie:  para que a Mattel continue existindo, a marca precisa se adaptar aos novos discursos sobre ideais de beleza. 

    Nesta discussão, a Barbie apresentada pelo produto fílmico dirigido por Greta Gerwig e protagonizado por Margot Robbie foi analisada em aspectos discursivos que revelam uma face rica para a discussão: como a Mattel aceita ser ironizada e abraça a controvérsia dos seus discursos, buscando aprimorar sua imagem para o público de forma positiva e transformar críticas em oportunidades de lucro.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    Batista Júnior, J. R.; Melo, I. F.; Sato, D. T. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Editora Parábola, 2018.

     

    Gerwig, G. (Diretora) Barbie. Estados Unidos, 2023.

     

    hooks, b. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução Ana Luiza Libânio.  Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

     

    Magalhães, I.; Martins, A. R.; Resende, V. de M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa.  Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.

     

    Resende, V. de M.; Ramalho, V.. Análise de discurso crítica.  São Paulo: Contexto, 2019.

     

    van Dijk, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução por Rodolfo Ilari. SP: Editora Contexto. Livro eletrônico, 2020.

  • Palavras-chave
  • comunicação midiática; cinema; análise crítica do discurso; violência discursiva; Barbie
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT3 - Indústrias midiáticas
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