É nossa proposta nesta comunicação utilizar a Análise Crítica do Discurso (ACD) para aprofundar temas abordados em “Barbie", filme dirigido por Greta Gerwig em 2023. No recorte apresentado, discutimos como o longa utiliza estratégias como forma de propaganda para incorporar ao discurso da Mattel, empresa estadunidense de brinquedos e entretenimento, questões críticas relacionadas à sociedade machista como forma de adaptação para lucrar, tendo em vista as consecutivas quedas das ações da marca no mercado financeiro.
Consideramos que a noção de contexto, conforme discutida por van Dijk (2020), adequada para situar nossas análises sobre a questão proposta uma vez que ajuda a entender “de que modo o poder se relaciona com o texto e com a fala e, mais geralmente, de que modo o discurso reproduz a estrutura social” (Van Dijk, 2020, p. 7).
Nessa análise crítica do filme da Barbie (2023) pretendemos descrever as estratégias voltadas para a nostalgia podem contribuir na manutenção das situações de violência e abuso de poder contra as mulheres.
Ao longo dos anos, a Mattel se apropriou de diversos discursos procurando aderir àqueles que fossem mais lucrativos de acordo com cada época. O filme segue a mesma lógica discursiva do lançamento de bonecas fora do tradicional padrão estético da Barbie: para que a Mattel continue existindo, a marca precisa se adaptar aos novos discursos sobre ideais de beleza.
Nesta discussão, a Barbie apresentada pelo produto fílmico dirigido por Greta Gerwig e protagonizado por Margot Robbie foi analisada em aspectos discursivos que revelam uma face rica para a discussão: como a Mattel aceita ser ironizada e abraça a controvérsia dos seus discursos, buscando aprimorar sua imagem para o público de forma positiva e transformar críticas em oportunidades de lucro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Batista Júnior, J. R.; Melo, I. F.; Sato, D. T. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Editora Parábola, 2018.
Gerwig, G. (Diretora) Barbie. Estados Unidos, 2023.
hooks, b. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução Ana Luiza Libânio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
Magalhães, I.; Martins, A. R.; Resende, V. de M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
Resende, V. de M.; Ramalho, V.. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2019.
van Dijk, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução por Rodolfo Ilari. SP: Editora Contexto. Livro eletrônico, 2020.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)