Acesso E Diversidade Na Era Digital: Um Estudo De Caso Da Digitalização Do Parque Exibidor De Cinema No Brasil1

  • Autor
  • Gabriela Andrietta
  • Resumo
  • Este trabalho analisou as mudanças que a digitalização proporcionou, tanto na comunicação, como na cultura. Havia a expectativa que, na Era digital,  os avanços tecnológicos poderiam acelerar o processo de desintermediação entre os produtores e os consumidores culturais, ampliando o acesso e democratizando a cultura e a informação. No entanto, o processo de digitalização foi entregue à lógica do capital e as empresas detentoras das plataformas digitais reestruturaram o mercado e introduziram um modelo baseado na reintermediação. Os grandes conglomerados também abandonaram o modelo de fusões e aquisições, característico da convergência, e optaram pela deconvergência, processo no qual as empresas se desfizeram de processos que não são centrais às suas atividades, o que precarizou a produção independente de cultura e facilitou o monopólio de grandes empresas.  Para analisar a mudança de um paradigma tecnológico nesse processo de modernização, foi realizado um estudo de caso da passagem dos projetores analógicos para os digitais do parque exibidor de cinema no Brasil. Foram realizadas entrevistas com formuladores de políticas públicas da Ancine, com importantes agentes do mercado de exibição e de distribuição e levantadas as principais notícias e matérias do setor no período analisado.  A conclusão foi que não se concretizaram as expectativas de ampliação do acesso às salas de cinema e da diversidade de filmes exibidos, pois há limites estruturais para que a regulação proporcione um equilíbrio de mercado. A pandemia e o avanço do streaming prejudicaram ainda mais o mercado exibidor, que está cada vez mais imerso em um ambiente desregulamentado e concentrado.

  • Palavras-chave
  • Cultura e tecnologia; Cinema; Políticas públicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
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