COMUNICAÇÃO E AGRONEGÓCIO NA TV GLOBO: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO

  • Autor
  • ANA LAÍS SILVA CARVALHO
  • Co-autores
  • SAMÁRIA ANDRADE
  • Resumo
  •  

    O agronegócio consolidou-se como um dos setores estratégicos da economia brasileira nas últimas décadas, ocupando posição central no cenário nacional e correspondendo a uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB), com quase 24% do PIB total do país em 2023 (Cepea/USP e CNA). No entanto, o papel do agronegócio na economia é complexo e multifacetado, gerando controvérsias e debates em diversos setores da sociedade. Desastres ambientais, como a recente tragédia histórica no Rio Grande do Sul, têm despertado o mundo para a pauta do meio ambiente. O presente estudo tem como objetivo analisar relações entre agronegócio e comunicação na campanha editorial e publicitária "Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil", veiculada pela TV Globo, sob a abordagem teórica da Economia Política da Comunicação (EPC).

    Lançada em meados de 2016 pela Rede Globo, a campanha foi pensada como uma estratégia de negócio no âmbito da publicidade, valorizando e apresentando ao público conteúdos que trazem a ideia do agronegócio como algo fortemente presente no dia a dia da população brasileira, desde o prato de refeição à geração de empregos. A relevância desta pesquisa reside na necessidade de compreender as dinâmicas comunicacionais no contexto capitalista, com foco nas relações de poder subjacentes às narrativas do agronegócio e a interseção entre comunicação, poder e agronegócio, explorando ainda as implicações decorrentes dessas narrativas produzidas. A ideia de propaganda do agronegócio produzida pela emissora, através da campanha objeto desta pesquisa, reforça sua importância econômica e ambiental como soma de esforços para melhorar a imagem do agronegócio frente ao seu público.

    A metodologia envolve revisão bibliográfica e análise qualitativa de conteúdo, utilizando quatro vídeos das campanhas objeto da pesquisa para compor o corpus. Para tanto, utiliza-se os estudos de Mosco (2009), Bolaño (2008), Dourado (2012), Andrade (2015), Mendonça (2018) e Pompeia (2021) como embasamento teórico. As aproximações entre os meios de comunicação e publicidade desafiam as fronteiras entre informação e conteúdo comercial. Essas transformações na produção de comunicação e jornalismo, atrelados às buscas pelo lucro e a influência no mercado, são temas de interesse das pesquisas em EPC.

    A partir deste aporte teórico, em especial, das categorias elencadas por Andrade (2015) acerca das mutações do jornalismo na era do capitalismo avançado, as análises revelam uma relação entre a empresa de comunicação e o agronegócio, a construção de uma imagem positiva do setor econômico, evidenciada pela expressão "indústria-riqueza", a legitimação do agronegócio como atividade econômica central e totalizante a partir da expressão “é tudo”, além da adesão da narrativa agro pelas indústrias culturais, no entretenimento e no jornalismo. Conclui-se que as narrativas da campanha atuam no sentido de ajudar a manter a ideologia do agronegócio e a hegemonia da TV Globo ao tempo em que silenciam problemáticas sociais e ambientais decorrentes dos modelos de produção, distribuição e consumo priorizados pelo agronegócio.

     

  • Palavras-chave
  • comunicação, agronegócio, TV Globo, Economia Política da Comunicação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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