Este estudo analisa comparativamente as dinâmicas dos mercados culturais globais e locais, focando nas plataformas de streaming como a Netflix e suas contrapartes nacionais no Brasil, Argentina e México. Utilizando a Economia Política da Comunicação (EPC) e a Teoria Marxista da Dependência (TMD), a pesquisa pretende investigar as diferenças nos modelos de negócios e estratégias de mercado, além das influências externas e relações de dependência entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Através de uma revisão bibliográfica e análise de dados, a partir de uma abordagem quali-quanti, busca-se compreender como a lógica financeira global impacta os mercados culturais contemporâneos.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)