“O DÓLAR VALE MAIS QUE EU”: UM ESTUDO SOBRE SOBERANIA AUDIOVISUAL E PLATAFORMIZAÇÃO NAS OBRAS “ORIGINAL NETFLIX” BRASILEIRAS

  • Autor
  • JANAINE AIRES
  • Resumo
  •  

    A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital no Brasil, alterando profundamente as esferas do trabalho, das relações políticas e dos laços sociais (Antunes, 2023). Esse fenômeno teve um impacto significativo também na produção e no consumo de conteúdo audiovisual, criando desafios para a preservação da cultura e da identidade nacional. O aumento da digitalização trouxe à tona questões complexas sobre como a produção cultural é gerida e como a identidade nacional é representada em um cenário dominado por plataformas digitais estrangeiras. Este artigo propõe uma análise dessas transformações à luz do conceito de soberania audiovisual, que se refere à capacidade de um país de proteger e controlar sua produção cultural para assegurar que suas culturas, valores e narrativas sejam efetivamente representados e promovidos.

    O debate sobre soberania audiovisual é particularmente relevante no contexto atual, pois a plataformização (Helmond, 2015; Gillespie, 2010; Van Dijck et al., 2018; Poell, 2021) e a Inteligência Artificial (IA) têm remodelado a maneira como o conteúdo é produzido, distribuído e consumido. Essas mudanças têm levado a uma intensificação da homogeneização audiovisual, superando os níveis previstos pelos teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer (1947). O conceito de inevitabilidade tecnológica (Zuboff, 2020) e a dataficação, junto com os impactos do colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2019a; 2019b), são cruciais para entender como essas transformações estão ocorrendo. A plataformização das indústrias culturais e criativas brasileiras tem contribuído para uma nova fase de imperialismo cultural (Jin, 2015), refletindo uma atualização da dominação cultural dos Estados Unidos no mercado audiovisual brasileiro. Isso exige uma reavaliação das obras de Herbert Schiller (1989) sobre a influência das indústrias culturais globais.

    Neste artigo, o foco está na relação entre produtoras independentes brasileiras e a Netflix, particularmente na produção de conteúdo rotulado como "Original Netflix". O percurso metodológico será composto por duas etapas principais: primeiro, um levantamento detalhado das obras brasileiras que receberam o selo "Original Netflix", incluindo filmes, séries e documentários. Em seguida, será realizada uma investigação sobre as produtoras independentes brasileiras envolvidas nessas produções. A exclusão desses produtores da cadeia de direitos autorais impacta sua capacidade de obter benefícios econômicos e criativos e é a cerne do modelo de negócios da plataforma de streaming estudada. A pesquisa visa entender as consequências dessa dinâmica para a soberania audiovisual no Brasil, analisando como as práticas da Netflix afetam a preservação e promoção da cultura nacional em um cenário de crescente domínio.

     

  • Palavras-chave
  • Plataformização; Inteligência Artificial; Soberania Audiovisual; Streaming; Netflix.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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