O objetivo deste trabalho é apresentar algumas questões relativas à pesquisa de doutorado iniciada neste segundo semestre de 2024 no programa de pós-graduação em Serviço Social e Política Social (PPGSER-UEL), cujo objeto é o trabalho de docentes na Universidade Estadual de Londrina (UEL), particularmente o uso e os impactos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a potencial automação de algumas das atividades desempenhadas por eles. Ela é, portanto, uma sequência de elaborações desenvolvidas no Laboratório Cubo-UEL, particularmente durante o mestrado em Comunicação (PPGCOM-UEL), cujo trabalho final pode ser visto em Bernardi (2023).
A fundamentação teórica tem como base o entendimento de que a produção está fortemente automatizada (Pollock, 1957; Braverman, 1977; Tauile, 1984) e, portanto, empregando um contingente decrescente de trabalhadoras e trabalhadores cada vez mais precarizados (Benanav, 2020). Nesse contexto, o trabalho intelectual é central tanto para, subsumido no capital (Bolaño, 2002), o desenvolvimento de novas tecnologias e processos de acumulação ou para a construção de consensos ou eventuais alternativas para a ordem vigente, já que ele tem papel decisivo na mediação social de uma sociedade baseada na divisão e na exploração do trabalho (Bolaño, 2018).
Além disso, entende-se que o cenário atual é permeado pela crise (econômica, social, democrática, política, ecológica/climática, psíquica, epistemológica etc.), cujo lastro pode ser atrelado à superprodução e supercapacidade industrial (Brenner, 2003; 2006), ao esgotamento do combo ciclo sistêmico de acumulação e hegemonia dos EUA/ocidental (Arrighi, 1994; 2008; e Arrighi; Silver, 2008) ou “apenas” ao esgarçamento das contradições de um modo de produção que tem a crise como aspecto fundamental, constitutivo e imanente (Grespan, 2012).
Assim, entendendo a centralidade do trabalho intelectual e a existência de limites além dos técnicos para a automação de tarefas no modo de produção capitalista (Sohn-Rethel, 2020), o objetivo dessa pesquisa é, de maneira algo similar a Bolaño e Castro Filho (2014), avaliar o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a potencial automação de tarefas no contexto do trabalho de docentes na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para isso, é preciso levar em consideração a existência de limites técnicos, mas também outros de ordem ética, moral ou política, o que implica reconhecer a diferença e as particularidades da função de docente, o tipo de subsunção do trabalho intelectual e automação que afeta ou pode afetar a categoria, assim como a potencial capacidade de resistência ao processo, sendo ela encampada pelo conjunto da sociedade ou pela organização sindical/categorial. Pode ainda ser acrescentado o fato de que o trabalho no ensino superior público não é produtivo para o capital, ou seja, não produz valor e mais-valor, o que pode representar dificuldades para a análise, mas também, por outro lado, introduzir novas questões: quais os possíveis interesses, sejam eles econômicos ou político-ideológicos, no desenvolvimento de tecnologias que possam substituir, controlar ou parametrizar esse tipo de trabalho?
Questões que serão enfrentadas durante a pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL (PPGSER-UEL).
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)