AS FOSSAS ABISSAIS ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANIMAÇÃO INDEPENDENTE BRASILEIRA

  • Autor
  • NATACHA CANESSO
  • Resumo
  •  

    O objetivo do trabalho é apontar desafios e oportunidades dos criativos envolvidos nos projetos de animação para cinema, televisão e VoD no Brasil sob a luz do Projeto de Lei n° 2338, de 2023, que dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial, e das reflexões sobre criatividade no seu caráter coletivo, de emancipação e empoderamento do setor.  Pelas características técnicas identificadas na cadeia produtiva da produção de obras de animação e pela natural adoção de ferramentas tecnológicas, as inteligências artificiais podem desempenhar papéis desde a escrita dos roteiros até a criação de artes conceituais, assim como no processo operacional da animação e na gravação de vozes (COSTAet. al, 2023; Mono Animation, s/d;). Como contraponto e apontando a diversidade do mercado, a animação independente brasileira consagra-se com fortes marcas de autoria e potencializando a premissa de Furtado (2005) sobre criatividade enquanto “invenção da cultura”. Como exemplo, destacam-se os longas metragens lançados em 2024: ‘Bizarros Peixes das Fossas Abissais’, com roteiro e direção de Marão; e ‘Teca e Tuti: uma noite na biblioteca’, da Rocambole Produções. Neste contexto, propõe-se a apresentar um quadro-cenário que dialoga: (1) a cadeia produtiva da animação; (2) a finalidade da Inteligência Artificial em cada etapa; (3) a discussão da regulação da IA; (4) o trabalho criativo da animação independente brasileira. A processualidade teórico-metodológica da investigação inicia com apresentação de um possível conceito de criatividade para as indústrias de mídia (BILTON, 216; FURTADO, 1978; LEITÃO, 2023). O segundo momento é de análise dos documentos referentes ao PL n° 2338 e das matérias sobre a pauta da regulação do uso da Inteligência Artificial disponíveis no Senado Notícias. O terceiro é de compreensão de como as discussões afetam o mercado de animação. E, por fim, pretende-se apontar as escolhas percebidas no mercado da animação independente brasileira que convergem, divergem, impactam e são impactadas pela Inteligência Artificial. 

     

  • Palavras-chave
  • mercado de animação; inteligência artificial; regulação; trabalho criativo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
Voltar Download
  • GT1 - Políticas de Comunicação
  • GT2 - Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 - Indústrias midiáticas
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 - Economia Política do Jornalismo
  • GT6 - Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7 - Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 - Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"

Comissão Organizadora

Ulepicc-Brasil

Comitê Científico

Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)

Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)

Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)

Carlos Eduardo Franciscato (UFS)

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)

Eloy Santos Vieira (UFS)

Fernando José Reis de Oliveira (UESC)

Florisvaldo Silva Rocha (UFS)

Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)

Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)

Manoel Dourado Bastos (UEL)

Marcelo Rangel Lima (UFS)

Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)

Renata Barreto Malta (UFS)

Rodrigo Moreno Marques (UFMG)

Rozinaldo Antonio Miani (UEL)

Verlane Aragão Santos (UFS)