Abordagens jornalísticas brasileiras sobre a suspensão do livro "O menino marrom" em Conselheiro Lafaiete

  • Autor
  • Lais Sousa de Alencar Tuler
  • Co-autores
  • Mayara Oliveira Silva Gonçalves , Edilma Barros Macedo , Graciane Silva Bruzinga Borges , Fernanda do Valle Galvão Debetto , Gustavo Silva Saldanha
  • Resumo
  •  

    A obra “O menino marrom”, de Ziraldo, publicada em 1986, é um livro infanto-juvenil cujo tema está centrado na amizade entre duas crianças, o menino marrom e o menino cor-de-rosa. As personagens protagonistas embarcam no universo das cores para compreensão da realidade. Este exercício do compreender evoca, como um dos horizontes, a reflexão sobre raça, racialidade e racismo e gênero. no encalço destas últimas questões analisa o discurso jornalístico nacional sobre o fato da suspensão do uso do livro no primeiro segmento do ensino fundamental, realizada pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, em junho de 2024. A suspensão ocorreu após pressão de um grupo de pessoas a partir de publicação de críticas à obra do escritor. O corpus de pesquisa é composto de cinco reportagens de cinco veículos de comunicação privados. O estudo correlaciona as dimensões subjetivas da obra e o fenômeno a partir das propostas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 10, que propõe a redução das desigualdades enquanto uma das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas, e o objetivo 4, que propõe a meta da educação de qualidade. O estudo considera a importância da literatura na formação de um indivíduo e o caráter de resistência às adversidades trazidos à tona pela antropóloga Michèle Petit. A semiótica, de Charles Peirce e a Análise de Discurso, de Eni Orlandi, são aplicadas na interpretação do fato jornalístico, tendo em conta o indivíduo comunicador-receptor como resultado de processos sociais, históricos e ideológicos. Os veículos elencados para análise são publicações disponíveis na internet de maneira gratuita, selecionados de forma aleatória. As fontes para o atual corpus de pesquisa são: CNN Brasil; Portal G1; Portal Metrópolis; Portal Exame e Portal Fórum. A partir das abordagens jornalísticas dos veículos selecionados, verificou-se: (I) portal da Revista Fórum demarca envolvimento político-partidário relacionado ao caso, com destaque da sigla de um partido político no título da reportagem, em tom de denúncia; (II) portal Exame questiona os motivos que teriam levado à suspensão da obra, minimizando, assim, o fato da censura à uma obra da literatura infanto-juvenil brasileira. Para além dos títulos avaliados, o conteúdo das reportagens indicou: (III) O lead, ou primeiro parágrafo da matéria, publicada pela CNN Brasil, aponta para descontentamento com o uso da obra por parte dos pais dos estudantes; (IV) Portal G1, do grupo Globo, identifica o adjetivo “agressivo”, entre aspas, conforme indicado nas críticas; (V) portal Metrópoles usa a adjetivação “extremamente agressivo”, também entre aspas em seu lead, se referindo à maneira como pais de alunos classificaram a obra. A cobertura midiática ganhou força pela importância da obra e do cartunista, recentemente falecido. Apesar de inferimos posicionamento contrário à suspensão por meio da presença de termos como “censura” e a contextualização positiva da obra, a maioria dos veículos avaliados privilegiou o pronunciamento da prefeitura sobre a suspensão ter sido fruto de “interpretações equivocadas” ou “ambíguas” do livro, fortalecendo a ideia de má interpretação e não um movimento fruto das tensões do contemporâneo.

     

  • Palavras-chave
  • acesso à informação, letramento informacional, educação de qualidade, redução das desigualdades, Ziraldo Alves.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT7 - Estudos Críticos em Ciência da Informação
Voltar Download
  • GT1 - Políticas de Comunicação
  • GT2 - Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 - Indústrias midiáticas
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 - Economia Política do Jornalismo
  • GT6 - Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7 - Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 - Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"

Comissão Organizadora

Ulepicc-Brasil

Comitê Científico

Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)

Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)

Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)

Carlos Eduardo Franciscato (UFS)

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)

Eloy Santos Vieira (UFS)

Fernando José Reis de Oliveira (UESC)

Florisvaldo Silva Rocha (UFS)

Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)

Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)

Manoel Dourado Bastos (UEL)

Marcelo Rangel Lima (UFS)

Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)

Renata Barreto Malta (UFS)

Rodrigo Moreno Marques (UFMG)

Rozinaldo Antonio Miani (UEL)

Verlane Aragão Santos (UFS)