Estudos mostram que, com a plataformização do Instagram, face à publicização de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas se tornam cada vez estimulantes para a solidificação do padrão de beleza e a potencialização do desejo do corpo perfeito. Em uma pesquisa realizada por Arab et al (2019), com 816 questionários respondidos, foi concluído que 48,5% foram induzidos pelas mídias sociais a considerar a realização de procedimentos estéticos. Outros 51,4% relataram que seguem cirurgiões plásticos nas mídias sociais, ou seja, conteúdos de beleza veiculados a intervenções cirúrgicas e estéticas. Concluindo que indivíduos que passam mais tempo nas mídias sociais e têm uma autoimagem negativa têm maior probabilidade de realizar algum tipo de procedimento estético no futuro. Por isso, a influência das mídias sociais é um fator encorajador para a procura das intervenções estéticas. Nesse contexto, a discussão da pesquisa levanta o questionamento do impacto da plataformização no mercado de beleza e conjuntura de normas de beleza na sociedade.
O objetivo desta pesquisa é investigar, a partir da metodologia do estudo de caso, como esse impacto acontece a partir do caso da clínica de estética @jkesteticaavacada1 que comercializa procedimentos estéticos e cirurgias plásticas em seu perfil do Instagram. O tema se torna pertinente, pois a "exposição constante alimenta uma expectativa crescente em relação à capacidade da cirurgia plástica de alcançar resultados ideais, moldando as percepções individuais de beleza e autoimagem” (KATAOKA et al, 2024). Ademais, o culto do corpo perfeito feito com o intuito de lucro, pode colocar a vida do indivíduo em risco, por se tratar de intervenções invasivas e dolorosas.
A utilização de indivíduos com grande número de seguidores é uma das estratégias mais eminentes do Marketing de Influência, já que “as marcas estabelecem e nutrem uma relação com os principais influenciadores de seu mercado, e assim conduzem o público que os segue a uma decisão de compra favorável” (ASSIS e FERREIRA, 2019,). Logo, a publicização de intervenções plásticas e estéticas tem a capacidade de ludibriar os indivíduos ao exaltarem soluções imediatas para "resolver" inseguranças corporais de maneira fácil, acessível e sem apresentar qualquer risco para a saúde. Deste modo, como elucida Sousa (2019) subentende-se que faturar endeusando a perfeição vale mais do que a integridade pessoal.
Para o aporte teórico, será utilizado a Teoria de Plataformização explicidato pela pesquisadora José Van Dijck, que trabalha “insights vindos de diferentes perspectivas acadêmicas sobre plataformas – estudos de software, economia política crítica, estudos de negócios e estudos culturais" (VAN DIJCK, 2020), assim, explicará como a circulação dos conteúdos da @jkesteticaavancada contribuem para a visibilidade e promoção desses procedimentos a partir de mecanismos econômicos e algorítmicos do Instagram. Já para a análise do conteúdo, optou-se em organizar o processo em três etapas: a pré-análise, a exploração do material e a interpretação dos resultados, como recomenda Bardin (2011). Esse recorte será feito a partir de publicações dos resultados das intervenções, fotos de “antes e depois” e influenciadores digitais, que atuam como prestadores de serviço de divulgação do espaço e dos procedimentos estéticos oferecidos.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)