OBSERVATÓRIO DO AUDIOVISUAL POTIGUAR: FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA E A CULTURA AUDIOVISUAL NO RIO GRANDE DO NORTE ATRAVÉS DA EXTENSÃO

  • Autor
  • JANAINE SIBELLE FREIRES AIRES
  • Co-autores
  • THERESA CHRISTINA BARBOSA DE MEDEIROS , IARA GABRIELE LIMA RAMEIRO , LAIS RALLINE DE LIMA SILVA
  • Resumo
  •  

    O Observatório do Audiovisual Potiguar é um projeto de extensão em atuação desde 2020. Desenvolvido pelo EPA! (Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual), a proposta visa fornecer ao setor e à sociedade ferramentas analíticas que auxiliem o desenvolvimento econômico, social e humano da região a partir da produção audiovisual, articulando os três pilares universitários indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão.

    O projeto é uma iniciativa de curricularização da extensão do curso de Comunicação Social – Audiovisual. Através de uma plataforma interativa registrada no endereço www.opa.ufrn.br, o projeto reúne os resultados da pesquisa “Mercado Audiovisual do Rio Grande do Norte”, desenvolvida entre agosto de 2019 e junho de 2020, e renovada de agosto de 2020 a junho de 2021, além da pesquisa “A presença da direção de arte no audiovisual potiguar: processos criativos e experiência de produção”, desenvolvida desde 2023.

    A base teórica do observatório está assentada na Economia Política da Comunicação, a partir da qual são desenvolvidos seus eixos de atuação (Mosco, 2009): 1) espacialização; 2) mercantilização; 3) estruturação; e 4) memória. Entendemos que a espacialização é fundamental para o reconhecimento da dinâmica de um setor econômico. No caso analisado, levantamos informações de 88 empresas locais, seu capital social e atividades econômicas declaradas. Através desse mapeamento, foi possível reconhecer os graus de concentração e o nível de especialização do setor, caracterizado sobretudo pelo autoemprego (Rodrigues et al., 2021). No eixo da mercantilização, buscamos entender o que se reconhece como mercadoria e quais são os regimes de circulação dessas commodities. No eixo da estruturação, trabalhamos os aspectos relacionados às estruturas dos empreendimentos e das entidades envolvidas no arranjo produtivo local. Observa-se, além do autoemprego, que as empresas se mobilizam em torno da produção audiovisual para a publicidade. E, por fim, no eixo da memória, pretendemos desenvolver a acessibilidade e a preservação das informações. Inicialmente, desenvolvemos parceria com o CinePoty, projeto de extensão da Cinemateca Potiguar do IFRN, e atualmente ampliamos nosso banco de dados sobre as produções audiovisuais locais, considerando os profissionais envolvidos, gênero, formatos e departamentos, com o intuito de apresentar um catálogo digital das produções audiovisuais do estado.

    Essas ferramentas auxiliam realizadores, gestores, pesquisadores e espectadores do audiovisual, fornecendo dados e análises atualizadas. Isto é, subsídios qualificados para a fundamentação de novos projetos audiovisuais, para a formulação de políticas públicas, para o desenvolvimento de novas pesquisas e para difundir a memória e a cultura audiovisual potiguar. Assim, o Observatório acredita auxiliar o fortalecimento da cadeia produtiva e da cultura audiovisual a partir da difusão do conhecimento, da ciência e da memória da produção audiovisual do Rio Grande do Norte. Além disso, entendemos o Observatório como uma ferramenta de aprendizagem inovadora para a integração da extensão universitária nos currículos dos cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil.

     

     

  • Palavras-chave
  • Economia Política da Comunicação; Audiovisual Potiguar; Extensão Universitária; Cadeia Produtiva; Audiovisual; Curricularização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"
Voltar Download
  • GT1 - Políticas de Comunicação
  • GT2 - Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 - Indústrias midiáticas
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 - Economia Política do Jornalismo
  • GT6 - Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7 - Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 - Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"

Comissão Organizadora

Ulepicc-Brasil

Comitê Científico

Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)

Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)

Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)

Carlos Eduardo Franciscato (UFS)

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)

Eloy Santos Vieira (UFS)

Fernando José Reis de Oliveira (UESC)

Florisvaldo Silva Rocha (UFS)

Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)

Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)

Manoel Dourado Bastos (UEL)

Marcelo Rangel Lima (UFS)

Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)

Renata Barreto Malta (UFS)

Rodrigo Moreno Marques (UFMG)

Rozinaldo Antonio Miani (UEL)

Verlane Aragão Santos (UFS)