TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO E MUDANÇAS NOS MODOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO DO JORNALISMO

  • Autor
  • Rodrigo Braz
  • Resumo
  • No jornalismo, assim como na indústria de mídia de modo geral, os processos contínuos de fomento à inovação tecnológica, sobretudo após o advento dos micro transistores, da internet e da telemática, conduziu a uma reestruturação nos modos de fazer, financiar, produzir, entregar, fruir e se relacionar com o produto jornalístico. Como destacam Anderson; Bell; Shirky (2013), o surgimento da internet comercial subverte o modelo de publicidade massiva que financiava as grandes empresas tradicionais de mídia ao possibilitar o surgimento de um marketing direcionado e mensurável para os distintos perfis de consumidores, o que leva também a uma reconfiguração do modelo de financiamento do jornalismo. 

    Se por um lado, a produção jornalística se tornou mais barata, por outro, o surgimento de novos atores e a necessidade de investimentos em tecnologia levou às grandes redações, também, a imperiosidade de redução de gastos e da reestruturação organizacional, de modelos e processos, com o enxugamento dos times de trabalho. Some-se a isso a demanda, por parte dos anunciantes, de ampliação das métricas de entrega de conteúdos publicitários a um público cada vez mais segmentado, conectado, multicanal (omnichannel), participante e  produtor de informações. Nesse ambiente sócio-econômico digitalizado, a produção jornalística estabelece-se como um permanente estado de fluxo; deixou de ser apreendida como um produto jornalístico final e passou a ser “um processo dinâmico em constante manifestação e transformação no tempo e espaço digitais” (BERTOCHI, 2013, p. 39).

    Anderson, Bell e Shirky (2013) denominaram este paradigma de "jornalismo pós-industrial", modelo que, segundo Mark Deuze e Tamara Witschge (2016), emerge em uma sociedade onde "as práticas individuais são parte de um contexto profundamente precário governado por uma permanente impermanência na indústria" (DEUZE; WITSCHGE, 2016, p. 2), marcada pela precarização do trabalho, bem como pela atualização e renovação contínuas dos perfis profissionais e das atividades laborais. Tais características elencadas pelos autores atendem à dinâmica de um modelo de acumulação flexível em uma sociedade mundializada sob a hegemonia do capital financeiro e de políticas neoliberais. 

    Neste sentido, o objetivo do trabalho é apresentar as principais práticas e tendências inovadoras no jornalismo, identificadas a partir de pesquisa bibliográfica realizada pelo autor no período de março a novembro de 2023, e debater as mudanças que elas representam para a atividade jornalística e para os modos modos de fruição de conteúdos noticiosos.

  • Palavras-chave
  • Jornalismo, Inovação, Transformações, Trabalho
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT5 - Economia Política do Jornalismo
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