Produções contra-hegemônicas no contexto do jornalismo independente de Alagoas: uma análise do site Olhos Jornalismo

  • Autor
  • Wanessa FRANÇA
  • Resumo
  • O presente resumo faz referência a monografia de título: “Produções contra-hegemônicas no contexto do jornalismo independente de Alagoas: uma análise do site Olhos Jornalismo”, apresentada à banca do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em março de 2024, sendo aprovada e, consequentemente, garantia da obtenção do título de bacharel em jornalismo, por parte da autora. Dessa forma, com o objetivo de destrinchar e validar o conteúdo contra-hegemônico do objeto de pesquisa escolhido, este trabalho realiza uma análise do site Olhos Jornalismo, sendo este eleito por se destacar como um dos principais portais de mídia independente no atual cenário do jornalismo alagoano. Além disso, esta produção mergulha nos conceitos definidos por estudiosos na área da comunicação, apresentando como base teórica os estudos realizados no campo da Economia Política da Comunicação (EPC), e destrincha termos como: jornalismo independente, mídia alternativa e  jornalismo contra-hegemônico. Este último ganha relevância nesta análise por ser considerado principal ponto de divergência entre o jornalismo tradicional e o alternativo; Inicialmente, a monografia evidencia características da produção jornalística hegemônica, usando para isso imagens de momentos retirados da programação da tv aberta, dos streamings e dos portais de notícias ligados aos grandes conglomerados de mídia (Grupo Globo, Bandeirantes, RecordTV e suas filiais em Alagoas), chamando atenção para questões como: publicidade e propaganda, além dos padrões tecno-estético e do partidarismo político; Esse apontamento é utilizado, no decorrer do trabalho, como características comparativas entre as narrativas não tradicionais e contra-hegemônicas, sendo estas últimas desenvolvidas pelo Olhos Jornalismo. Ainda, inclui-se no trabalho, atrelado à seção sobre jornalismo independente, o sentido de autogestão - baseado nos estudos do Professor Doutor Júlio Arantes - como forma de explicar duas questões ligadas ao site: a gestão da “empresa” e os profissionais que realizam o trabalho, sendo ambas as atividades desenvolvidas pelos fundadores do site. Com relação às questões trabalhistas dentro do campo da comunicação, o texto traz a greve dos jornalistas ocorrida em 2019, onde cerca de 90% da categoria aderiu à paralisação que, por sua vez, teve como objetivo principal evitar a redução do piso salarial por parte dos conglomerados de mídia do estado. A ação dos grevistas é considerada um marco na história da comunicação em Alagoas, sendo um passo essencial na luta contra a precarização do trabalho do jornalista, além de contribuir para o surgimento de novas mídias independentes. Outro ponto que é destacado e considerado nesta produção são os dados coletados pelo grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/Ufal/CNPq), realizada no decorrer de 2022, onde um mapeamento dos veículos de mídia independente no estado de Alagoas foi realizado, tornando-se, assim, uma das principais referências na construção deste trabalho. Assim, a partir dos apontamentos teóricos, das análises de dados quantitativos e qualitativos, o presente trabalho definiu de maneira conclusiva que o site Olhos Jornalismo está concentrado em um nicho de mídia/jornalismo independente com produções de conteúdos essencialmente contra-hegemônico.  

     

    Palavras-chave: Jornalismo; contra-hegemônico; mídia alternativa; independente; comunicação.

  • Palavras-chave
  • Jornalismo; contra-hegemônico; mídia alternativa; independente; comunicação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT2 - Comunicação popular, alternativa e comunitária
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