MEDIAÇÃO LITERÁRIA: A COLETÃNEA HARRY POTTER COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA DISCUSSÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS

  • Autor
  • JACKSON FERREIRA DE OLIVEIRA CELESTINO
  • Co-autores
  • VALERIA APARECIDA BARI
  • Resumo
  • O trabalho apresenta a Mediação Literária como ferramenta educativa para discussão de temas transversais, sendo uma proposta de ação cultural com mediação promovida por um bibliotecário por meio das obras Harry Potter. O objetivo principal da ação cultural desenvolvida foi   a formação leitora, tendo como público-alvo um grupo eclético de leitores adolescentes. O artigo foi elaborado visando a descrição da vivência com os adolescentes vinculados ao Centro de Excelência em Educação Profº Udilson Soares Ribeiro, localizado em Simão Dias/SE.  A experiência se deu com base na mediação literária, como base teórica e prática da leitura crítica e ativa da obra selecionada, que possam contribuir para o amadurecimento das relações interpessoais e construção do conhecimento em espaços não formais de educação. A ação relatada teve metodológica estruturada na pesquisa-ação e qualiquantitativa, concretizados no desenvolvimento de uma ação cultural na mediação literária. Com o intuito de relatar a discussão de temas transversais como ação educativa no campo da leitura literária, foi ressaltada a questão do bullying, como um dos temas de diálogo na releitura da coletânea de J. K. Rowling. Deste modo, a questão de pesquisa resultante do debate do presente problema de pesquisa foi: Como os bibliotecários podem utilizar a série de obras literárias Harry Potter para mediar a leitura literária para crianças e jovens? O trabalho, por conseguinte, teve por objetivo geral discutir o papel da mediação de leitura executada pelo bibliotecário no processo de ação cultural e formação de leitores, entre o público infantil e adolescente, fazendo uso das obras da série literária Harry Potter e sua filmografia. Por objetivos específicos, teve os de: explorar o mundo mágico de Harry Potter, refletindo os aspectos sociais e culturais das obras e sua relação com a realidade, desenvolvendo a releitura da obra observando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza; demonstrar como a literatura oferece meios de amadurecimento das relações humanas, pelos recursos dialógicos contidos nas narrativas da coletânea; promover uma ação cultural, por meio da literatura da série literária, e apresentação da série fílmica, que é uma das manifestações dos livros de Harry Potter. A pesquisa e sua abordagem participante tiveram por justificativa, permitir compreender a leitura literária como recurso de mediação de temas transversais, ressaltando a importância da literatura para a vida na formação cidadã. Destacou o espaço da Educação não-formal, como ação educativa e a coletânea de literária de Harry Potter como fonte de leitura e informação, dedicando-se a apresentar as metodologias utilizadas na pesquisa e análise dos dados, com a apresentação dos resultados. A pesquisa também observou possíveis soluções para alguns problemas no ambiente escolar, como exemplo: a questão do bullying entre alunos, problemas entre professores e alunos, bem como diálogos sobre formas de preconceito. Além disso, pretendeu-se demonstrar que a atividade de mediação literária para estudantes pode ser desenvolvida em diversas unidades de informação e espaços culturais que  recebam estudantes no processo de formação de leitura literária, como atividade profissional da Biblioteconomia. 

  • Palavras-chave
  • mediação da leitura; literatura infanto-juvenil; bullying; Harry Potter.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"
Voltar Download
  • GT1 - Políticas de Comunicação
  • GT2 - Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 - Indústrias midiáticas
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 - Economia Política do Jornalismo
  • GT6 - Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7 - Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 - Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"

Comissão Organizadora

Ulepicc-Brasil

Comitê Científico

Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)

Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)

Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)

Carlos Eduardo Franciscato (UFS)

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)

Eloy Santos Vieira (UFS)

Fernando José Reis de Oliveira (UESC)

Florisvaldo Silva Rocha (UFS)

Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)

Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)

Manoel Dourado Bastos (UEL)

Marcelo Rangel Lima (UFS)

Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)

Renata Barreto Malta (UFS)

Rodrigo Moreno Marques (UFMG)

Rozinaldo Antonio Miani (UEL)

Verlane Aragão Santos (UFS)