Este trabalho apresenta uma análise das experiências desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão intitulado “Um Estudo sobre a Fronteira Intercultural de Remanescentes Quilombolas no Semiárido de Alagoas”, coordenado pelo primeiro autor entre setembro de 2023 e dezembro de 2024. O projeto, financiado pelo Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (PROFAEX-UFAL) em colaboração com o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Unidade Educacional Santana do Ipanema, tem como objetivo principal explorar e valorizar a cultura e os saberes tradicionais das comunidades quilombolas nas regiões de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras. A incorporação dos dados demográficos do IBGE referentes a 2022 revela que o município de Santana do Ipanema possui uma população total de 46.220 habitantes, dos quais 967 indivíduos se autodeclararam quilombolas, representando 2,1% da população local. Em contrapartida, Poço das Trincheiras conta com 12.518 habitantes, dos quais 1.945 se identificaram como quilombolas, correspondendo a 15,5% da população. Esses números destacam as variações nos contextos demográficos e a prevalência da identidade quilombola em cada município.
Originalmente, a proposta metodológica do projeto não contemplava a inclusão de atividades de formação teatral. No entanto, essa vertente foi incorporada após um convite de um bolsista colaborador, que propôs ao professor, artista e escritor quilombola Silvano Gabriel que realizasse uma apresentação de sua obra mais recente. A palestra, dirigida a quarenta e seis estudantes ingressantes do Curso de Ciências Econômicas, abordou o racismo enfrentado cotidianamente em Santana do Ipanema, bem como a temática quilombola central aos escritos de Gabriel. Durante sua exposição, o autor destacou a situação da comunidade Sementeira, onde reside, que ainda não recebeu reconhecimento oficial como território quilombola.
A palestra desencadeou um processo de envolvimento artístico com a comunidade acadêmica, culminando na organização de oficinas teatrais com a participação de estudantes interessados. A primeira reunião, fruto da articulação entre os membros da equipe gestora do projeto, reuniu 18 discentes, que responderam ao chamado divulgado por meio de cartazes afixados na universidade. Contudo, devido a desafios relacionados à regularidade dos ensaios, como compromissos profissionais e dificuldades de deslocamento, o grupo foi reduzido a sete participantes.
As reuniões, realizadas em intervalos de aula, feriados e aos sábados, tinham como objetivo principal a montagem da peça-denúncia "MACACOS: monólogo em 9 episódios e 1 ato ", escrita por Clayton Nascimento. Esta obra teatral aborda criticamente as estruturas racistas enraizadas na colonização brasileira, especialmente no que concerne às populações afrodescendentes, indígenas e às camadas sociais economicamente desfavorecidas. Ao longo dos encontros semanais, os participantes desenvolveram e compartilharam práticas teatrais com enfoque na educação antirracista, resultando na criação de produções artísticas originais, como um Rap e um poema-cantado, que expressam suas reflexões e experiências relacionadas ao racismo. Dessa forma, o projeto evidencia as interfaces formativas entre o Teatro e a Educação, promovendo tanto o desenvolvimento acadêmico e cultural dos participantes quanto a consolidação de um processo formativo voltado para a conscientização e o enfrentamento das questões raciais.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)