Em observância ao projeto de extensão RESILICOM (Resiliência informacional na comunidade: (re) ações comunicativas no combate à desinformação) vinculado ao Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, no ano de 2023, este estudo objetivou apresentar a descrição de ações desenvolvidas em uma das etapas do planejamento estratégico do projeto, que baseou-se nos conceitos da pedagogia crítica da informação e na Competência Crítica em Informação. Uma pesquisa qualitativa e descritiva, a coleta de dados se deu por meio de diários de campo e questionário e a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. As ações foram desenvolvidas junto à Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Goulart, envolvendo os alunos no 3º ano do ensino médio, com idade entre 15 e 19 anos, onde se pretendeu compreender os hábitos de busca por informação por parte dos discentes no contexto do Enem; a relação de confiabilidade nas informações acessadas e a compreensão da percepção/ avaliação crítica dos mesmos em relação à confiabilidade informacional nas em instâncias que os cercam compreendendo assim os regimes de informação contidos na escola. Os resultados demonstram a importância da adaptação das ações considerando o cenário político pedagógico em que os usuários da informação estão inseridos, apontando lacunas e dificuldades de atuação em meio ao cenário de hiperinformação advindas das instâncias de poder da escola e do sistema educacional público. O RESILICOM promoveu ações direcionadas à formação e ao desenvolvimento de capacidades de combate à desinformação no ambiente escolar se organizando em torno de três perspectivas de articulação, sendo a primeira junto à administração da escola acompanhando os aspectos políticos que influenciam a definição das diretrizes administrativas da escola, mapeando as instâncias ao qual a mesma está subordinada caracterizando assim o cenário político do contexto; a segunda se refere ao corpo docente que na atuação junto ao projeto de extensão mediou dos diversos interesses expostos entre as instituições Universidade - Escola, estabilizando conflitos entre os interesses destes grupos sociais (Frohmann, 1995) evidenciando estratégias para o desenvolvimento de Competência Crítica em Informação (Brisola, 2021). A terceira perspectiva se refere aos alunos e analisou a produção de práticas infocomunicacionais (Almeida, 2018) tanto na produção de informação como no consumo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação e o sentido produzido revelando os reflexos dos atravessamentos destas práticas pelas estruturas de poder e o modo de produção informacional dominante (González de Gomez, 1999) da forma social em questão vivenciadas junto às perspectivas anteriores (gestão e docentes) . Portanto, observando o cenário desafiador e gerador de incerteza informacional, foi notado que parte do desafio informacional vivenciado e que permeou os discursos no contexto requereu da comunidade escolar a capacidade de ajustamento e ressignificação (Brasileiro, 2019) fato este que expôs as fragilidades e limites de atuação enquanto projeto de extensão diante das macroestruturas, “sujeitos a instabilidades decorrentes das relações sociais e formas de poder que são exercidas nesses regimes e através dele” (Bezerra, 2023) assim como revelou as lacunas a serem trabalhadas.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)