LIGA ACADÊMICA DE REPRESENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICAS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM CIDADÃ

  • Autor
  • Tatiana Güenaga Aneas
  • Co-autores
  • Danielle Parfentieff de Noronha , Ângela Fontes Almeida
  • Resumo
  • A Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas foi fundada em 2022 por iniciativa de graduandos de diferentes cursos da Universidade Federal de Sergipe, a partir de um conjunto de preocupações relacionadas ao enfraquecimento das democracias ao redor do mundo, tal como descrito por autores como Castells (2017), Runciman (2018) e Mounk (2019). Especialmente no Brasil, este processo se apresenta como um aprofundamento da crise de confiança dos cidadãos no sistema político e declínio da legitimidade das instituições do Estado. 

    Neste sentido, a LARPP - Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas - promove ações de ensino, pesquisa e extensão que contribuam com: 1) educação política para a participação e a deliberação de qualidade; 2) cultura política para a receptividade do cidadão nos processos legislativos; 3) processos comunicacionais que ensejem uma cultura de participação entre governantes e governados, sobretudo através dos recursos digitais. A LARPP tem um caráter interdisciplinar e conta, entre seus membros, com estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

    Entre as atividades desenvolvidas pela LARPP no último ano (2023-2024), destacam-se dois projetos. O Parlamento Jovem Sergipe (PJSE) é uma atividade que leva estudantes da rede pública para atuarem como vereadores e vereadoras em Câmaras Municipais, inspirado em projetos como Jovem Senador e Parlamento Jovem Brasileiro. No processo de preparação, os ligantes atuam como tutores, ensinando sobre o processo legislativo, orientando a produção de projetos de lei e assessorando os estudantes para a atuação parlamentar. No último ano, foram realizadas três sessões simuladas, duas em Aracaju, e uma em Porto da Folha, com a participação de estudantes de quatro escolas estaduais. 

    Um outro projeto da LARPP é o “Jovens e Política Online”, que articula pesquisa e extensão e tem como objetivo compreender como os jovens utilizam as tecnologias digitais para atuar e debater política, ao passo em que promove atividades em escolas da rede pública relacionadas ao tema. No primeiro semestre de 2024, foram realizadas oficinas presenciais e online em escolas de seis diferentes municípios do estado, oportunizando espaços de debate mediado sobre diferentes temáticas para os jovens do ensino médio.

    Outros dois projetos estão em andamento: o LARPP Eleições e o Delibera nas escolas. O primeiro tem como foco a produção de conteúdos informativos e eventos relacionados às eleições municipais de 2024. O segundo irá promover, em escolas da rede, assembleias cidadãs compostas por minipúblicos (Romão & Cervellini, 2018), a partir da adaptação da metodologia criada pela ONG Delibera Brasil. Nas ACs, os jovens terão como desafio se debruçar sobre um tema pertinente à realidade escolar, deliberar sobre as melhores soluções e propor recomendações às instâncias gestoras. Há previsão de realização de duas assembleias em diferentes escolas até abril de 2025.

    Cabe ressaltar que a LARPP tem parceria com a Rede Estadual de Educação Cidadã, vinculada à Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Para os próximos ciclos,  LARPP pretende trabalhar a cultura democrática junto a outros públicos, especialmente grupos historicamente apartados dos espaços de poder - mulheres, negros, indígenas - e estreitar a parceria com outras instituições.

  • Palavras-chave
  • Educação política, Comunicação Política, Extensão em Comunicação, Liga Acadêmica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"
Voltar Download
  • GT1 - Políticas de Comunicação
  • GT2 - Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 - Indústrias midiáticas
  • GT 4 - Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 - Economia Política do Jornalismo
  • GT6 - Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7 - Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 - Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Sessões Especiais em "Comunicação e Extensão"

Comissão Organizadora

Ulepicc-Brasil

Comitê Científico

Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)

Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)

Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)

Carlos Eduardo Franciscato (UFS)

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)

Eloy Santos Vieira (UFS)

Fernando José Reis de Oliveira (UESC)

Florisvaldo Silva Rocha (UFS)

Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)

Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)

Manoel Dourado Bastos (UEL)

Marcelo Rangel Lima (UFS)

Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)

Renata Barreto Malta (UFS)

Rodrigo Moreno Marques (UFMG)

Rozinaldo Antonio Miani (UEL)

Verlane Aragão Santos (UFS)