O artigo apresenta uma análise da política de integração do audiovisual na América Latina, estabelecida a partir do Acordo Latino-Americano de Coproducão Cinematográfica (ALCOCI) e do Convênio de Integração Ibero-americana (CONICI) ambos de 1989, considerados um marco institucional da integração audiovisual latino-americana. O objetivo é destacar a necessidade urgente de atualizá-los para corresponderem aos novos desafios das políticas culturais no contexto contemporâneo.
Dado o caráter urgente e relevante de promover o desenvolvimento audiovisual por meio de políticas públicas que contemplem uma perspectiva nacional, esta investigação busca identificar medidas para atualizar as políticas estabelecidas, adaptando-as aos mecanismos do contexto audiovisual globalizado. A análise será centrada no Programa Intergovernamental Ibermedia Digital, desenvolvido pela Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas (CAACI), instituição originada dos convênios de integração, criada para contribuir com o desenvolvimento do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e promover sua integração por meio de uma participação equitativa na atividade cinematográfica regional.
Ao discutir essas questões com base em um programa em andamento, fruto da legislação regional, é possível identificar com maior precisão os mecanismos que poderiam ser incorporados à legislação comum para expandir a atuação da CAACI, aproveitando uma experiência concreta de presença no ambiente digital. Serão utilizados como referência os modelos adotados por países como Canadá e França, que incorporaram tecnologias digitais como estratégia para promover a presença das culturas nacionais no espaço público.
O Ibermedia Digital se estabeleceu como uma plataforma cultural que disponibiliza o catálogo de filmes incentivados pelos programas da CAACI, principalmente aqueles realizados através do programa Ibermedia de incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários nos vinte e três países signatários da instituição. O programa subsidia desde a criação dos argumentos dos filmes, até a consolidação de coproduções, a concessão de bolsas, a realização de workshops de formação, além de apoiar a distribuição e exibição das obras. No entanto, observa-se um conflito entre o foco no fomento e a garantia de amplo acesso aos conteúdos, decorrente dos desafios e obstáculos da política audiovisual aplicada.
O caráter inovador do Programa Ibermedia no fomento ao audiovisual latino-americano, desde a formação dos autores até a execução dos projetos com uma estrutura profissional, ainda enfrenta desafios para corresponder às demandas de consumo e à presença do conteúdo audiovisual nos meios digitais que o público utiliza. Há uma necessidade de uma atuação mais acessível e integrada com os circuitos comunicacionais do ambiente digital.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)